Brasão da Família
  Brasão da família - Trabalho de faculdade
Introdução:
Para fazer o brasão da minha família decidi juntar 3 sobrenomes, dois pertencem ao meu nome e um pertence somente ao sobrenome da minha avó (por parte de pai).
 1.Haitmann
 2.Gugliotti
 3.Vialta 
Haitmann é o sobrenome da minha avó, e Gugliotti Vialta são meus sobrenomes.
Porque decidi pegar somente um sobrenome que não está em meu nome e porque o da minha avó?
Bom, eu tenho dois sobrenomes com uma pronuncia muito forte, dois sobrenomes italianos, e um deles, Vialta, pertenceu ao meu avô. Infelizmente não conheci meus avos por parte de pai e muito pouco conheço deles, e uma das coisas que mais gosto é a minha descendência alemã (minha avó era alemã). Admiro os alemães por causa de sua organização e também qualidade de tudo que se propõe a fazer. Gosto muito dos meus sobrenomes por serem fortes e não comuns, e Haitmann é outro sobrenome muito forte que minha avó tinha e que também não é comum. Sempre quis esse sobrenome em meu nome, mas, por algum motivo, minha avó não passou esse nome para frente. Acredito que isso é devido à sociedade patriarcal que vivemos, onde somente o sobrenome do pai vai com os filhos. Eu acho o sobrenome Haitmann muito bonito para simplesmente “morrer”, então por eu gostar muito do sobrenome e da força dele, eu quis encaixa-lo ao meu brasão, que afinal, não deixa de ser da minha família.

Como parte da pesquisa para a criação do brasão, fui saber se já existia algum brasão familiar. Felizmente achei, e cada sobrenome tem o seu brasão, não sei se são brasões “oficiais”, se realmente existiu, ou se o site é confiável, mas foi somente lá que achei algum tipo de brasão. Dois dos três nomes estão com a escrita diferente da que hoje conheço.
 1.Hartmann
 2.Gugliotti
 3.Villalta

Referencias:
Para fazer o brasão utilizei os três brasões encontrados (imagens abaixo).

Como complemento do brasão procurei imagens já prontas e vetorizei para uma melhor qualidade. (imagens abaixo).

Significados:
Como parte da pesquisa de significado pesquisei sobre os elementos que formam o brasão
Paquifes: são a reprodução do tecido que alguns cavaleiros colocavam sobre os elmos, para se protegerem do calor. São, normalmente representados com duas cores, uma a do metal principal do escudo e, a outra, a do esmalte principal; (exemplo: o tecido atrás do escudo Villalta, nas cores amarelo, cinza e vermelho)

Suportes ou Tenentes: são figuras que suportam o escudo. São chamados tenentes se representam seres humanos e suportes, nos restantes casos. Normalmente são representados aos pares, um de cada lado do escudo. Ocasionalmente pode ser representado apenas um, atrás do escudo;

Virol: é a reprodução da fita que amarrava o timbre ao elmo. Representa-se com duas cordas entrelaçadas, uma da cor do metal principal do escudo e a outra da cor do esmalte principal;

Elmo: é a reprodução dos elmos dos cavaleiros. Na heráldica de alguns países a cor, o formato e a posição do elmo, indica o estatuto da entidade representada;

Timbre: representa os emblemas que os cavaleiros colocavam no topo dos seus elmos, para melhor serem identificados nos torneios

Figuras (heráldica: refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos): as figuras de um escudo designam todas as imagens que se encontram dentro deste

Cavalo: valor, docilidade, rapidez, mando.

Flor-de-lis: é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma, fé, sabedoria e grandiosidade

O significado das cores nos brasões
Existem vários significados, então coloquei alguns que podem ter representado a minha família e que hoje também há representa.
Azul = generosidade, zelo, lealdade, caridade, justiça, beleza e boa reputação.
Vermelho = guerreiros, militares bem-sucedidos em guerras, vitória, fortaleza e ousadia.
Prata/cinza = pureza, integridade, firmeza e obediência.
Ouro/amarelo = generosidade, mente elevada, muito inteligente, nobreza, riqueza e poder.
Negro: prudência, astúcia, tristeza, rigor e honestidade.

Design:
Para o design do brasão pensei muito em como usar elementos em que a maioria brasões possuem e também escolhi os elementos que mais me agradam.

Os três brasões possuem o paquife, e é usado três cores padrões. Escolhi colocar o paquife porque é um detalhe muito interessando no brasão, além do significado ele é muito comum em brasões.

Dois dos três brasões possuem tenentes ou suportes, particularmente gosto muito de cavalos, e por ter unicórnios no brasão da família Hartmann decidi colocar um cavalo. Quis colocar cavalos ou invés de unicórnios pois quis fazer um brasão com figuras com significado realista.

Virol é um detalhe bem interessante que fica encima do elmo e abaixo da coroa ou timbre, o legal é que ele representa o tecido enrolado ou entrelaçado, dando esse aspecto de que o tecido está junto/único.

O elmo está presente nos três brasões e também na maioria dos elmos familiares.

Somente em um dos brasões está presente o timbre, e nele está a flor-de-lis, que pelo significado tanto da flor, como do timbre, achei muito interessante colocar.

Pincel de quadro é um dos objetos que coloquei no brasão para representar a minha família em especial. O pincel está representando as artistas com quem convivo em casa, que no caso seria eu, minha mãe e minha irmã. Todas nós fazemos trabalhos artísticos.

A chave de boca representa o meu pai, que é engenheiro e ama o que faz. Sempre está concertando as coisas, principalmente componentes eletrônicos.

O formato do escudo e o paquife decidi pegar da família Villalta pois o paquife é muito mais detalhado, com três tipos de cores, e o escudo, que além de combinar com o paquife, é um formato mais duro, com uma imagem mais forte.

Para as cores usei cores dos brasões já existente, só os cavalos que não. Sobre a distribuição do pincel e da ferramenta no escudo, decidi coloca-los assim porque quando os dois objetos da mesma linha, ou seja, materiais de cores diferente, quando se juntam, formam um X, significando que quando juntos a união faz a força.

Bibliografia:

Brasão da Família
4
80
0
Published:

Brasão da Família

4
80
0
Published:

Creative Fields