Sara Vila Cova's profile

Casa na Rua de Cima

O projeto “Casa na Rua de Cima” foi desenvolvido durante o estágio profissional no escritório “Manuel Correia Fernandes, Arquitecto e Associados, Lda”.
O lote encontra-se na rua de Cima, uma rua antiga, composta por casas de diferentes períodos, geralmente de fraca qualidade e quintais que sugerem uma economia de subsistência natural das periferias do século passado. Fazia parte de um lote maior, com uma única casa, sucessivamente fracionada até aos dois atuais lotes.
O princípio de intervenção passa pela valorização de parâmetros arquitetónicos e urbanísticos já determinados pelas novas construções do arruamento, mais especificamente, com a construção já em curso no lote a Nascente tais como alinhamento e cérceas, materiais de revestimento e linguagem arquitetónica.
A casa é projectada segundo um modelo tradicional, simples e reconhecível. Zonas sociais, garagem e jardim no piso térreo, quartos no primeiro piso e lavandaria, arrumos e zonas técnicas no aproveitamento de telhado. A sala, a cozinha e os quartos estão voltados a sul enquanto os quartos de banho e espaços de arrumo orienta-se para norte. Os alçados refletem esta organização: uma linguagem austera a norte, com poucas e pequenas aberturas para maior privacidade, a sul grandes aberturas, para o sol e o jardim.
Materiais: Estrutura em betão, paredes exteriores em tijolo revestidas com “capotto”, caixilharia em alumínio lacado e cobertura em chapa metálica micro-ondulada. No interior, as paredes serão em alvenaria de tijolo para rebocar e os tetos em estuque, ambos para pintar. As caixilharias interiores serão em madeira pintada e os pavimentos serão em pedra natural para as zonas de água e os restantes pavimentos em soalho de madeira
Casa na Rua de Cima
Published:

Casa na Rua de Cima

O projeto “Casa na Rua de Cima” foi desenvolvido durante o estágio profissional no escritório “Manuel Correia Fernandes, Arquitecto e Associados, Read More

Published:

Creative Fields