ProvidĂȘncia design's profile

Universidade do Minho

Universidade do Minho, remodelação da identidade visual.
Braga, 2002.


As manifestaçÔes da inteligĂȘncia sĂŁo simples. Elogia-se como "bonita" a simplicidade de certas demonstraçÔes matemĂĄticas justificada pela economia de passos na sua apresentação.

A complexidade da composição e o hermetismo da iconografia, atribuem ao actual emblema da UM (sob a forma de brasĂŁo) dificuldades de leitura, prestando-o com frequĂȘncia a equĂ­vocos (por exemplo da confusĂŁo entre os jacintos representados, e espigas de milho).

A representação de uma instituição de produção de conhecimento e inovação que se posiciona no meio académico com o enorme vigor da contemporaneidade do seu ensino, não pode, ou não deve em nosso entender, construir a sua identidade alicerçada em retóricas medievais

Acresce ao facto, a inadequação emergente da identificação de uma universidade pĂșblica com o sistema da heraldica de familia, criada para distinguir socialmente herĂłis de guerra; a Universidade do Minho nĂŁo fica mais nobre por usar brasĂŁo. Pelo contrĂĄrio, urge a construção de uma nova herĂĄldica, para a representação dessa nova aristocracia que se distingue socialmente pelo contributo ao conhecimento, (arma plena de utilidade na construção do futuro).





Universidade do Minho
Published:

Universidade do Minho

Universidade do Minho | Identidade visual

Published: