Eixpressões - Teatro Popular do Eixo Atlântico
Eixpressões
Teatro Popular do Eixo Atlântico . Portugal/Galiza
Núcleo Promotor do Auto da Floripes
O Auto da Floripes herdou da Idade Média o anonimato da autoria do texto, da criação da dramatização e do início das representações. Transmitido oralmente de geração para geração, face aos registos do século XIX e por ser uma adaptação da versão portuguesa do livro fantástico A História do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de França, da autoria de Jerónimo Moreira de Carvalho publicada em duas partes em 1728 e 1737, o início das representações do Auto da Floripes está actualmente temporizado, com uma boa margem de exactidão, entre a segunda metade do século XVIII e o início do XIX.

O Auto da Floripes é um património cultural popular com três séculos de antiguidade, dez séculos de literatura, vinte séculos de história europeia e de um povo fantasista que absorveu e transmitiu várias influências culturais.

O I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico é um evento que, dentro do seu contexto territorial, da cultura e do teatro popular, corresponde a uma iniciativa única e exclusiva, de afirmação e de substancial valor cultural e social. Organizado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento terá ainda o apoio institucional das Juntas de Freguesia que partilham administrativamente o lugar das Neves: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.

Os ingredientes estão reunidos para que o I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico reforce o cordão umbilical entre as duas regiões trans-fronteiriças e para que o mesmo ocupe um lugar privilegiado nos registos culturais da euro-região do Eixo Atlântico.
Eixpressões - Teatro Popular do Eixo Atlântico
16
226
0
Published:

Eixpressões - Teatro Popular do Eixo Atlântico

O I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico é um evento que, dentro do seu contexto territorial, da cultura e do teatro popular, corresponde Read More
16
226
0
Published:

Tools

Creative Fields