Wilson Filho's profile

WILSON ISFER BRANDING DESIGN

Entendendo o que é Branding

É portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

Unindo os conceitos, uma marca é então algo mais abrangente, é a empresa e sua identidade, o logotipo, a sua estrutura interna, os seus princípios, a sua equipe, os produtos ou serviços vendidos, o relacionamento com os seus clientes, as suas formas de comunicação, e todas as ações que interfiram direta ou indiretamente na sua imagem.

A partir das definições descritas, podemos entender que o Branding também não se limita à construção de um sistema gráfico de marca, relacionado à criação e o controle de aplicação de um logotipo na papelaria da empresa, em publicações, anúncios, veículos, sinalização, entre outros. Tal sistema cria diretrizes para cores, tipografias e espaços em que a marca será aplicada graficamente, conseguindo assim sua consistência visual.

O Branding visa uma coerência entre todas as formas de comunicação da marca, e a gráfica é apenas uma delas. Sendo assim, esse manual de identidade gráfica é parte do Branding.

O Branding também não é Marketing. O Marketing tem como objetivo a venda dos produtos ou serviços, através de pesquisa de mercado, adequação ao consumidor, ações promocionais, controle de distribuição, entre outros.

São técnicas de comercialização visando resultados a curto prazo. O Branding visa resultados a longo prazo, mas também se utiliza de técnicas e estudos relacionados ao Marketing.

Podemos entender então que Branding, ou “Gestão de Marcas”, é um programa que gerencia e visa à convergência entre as diversas áreas relacionadas a uma marca, com o objetivo de agregar valor ao produto/serviço fazendo assim que ele se diferencie no mercado.
  

O que é Logotipo...

A natureza proporcionou a cada um de nós uma característica única, diferenciando-nos dos demais por alguma qualidade inerente em relação as nossas características orgânicas, como ao meio social e econômico em que nascemos.

Assim, transmitir a identidade de uma organização por sua visão, por seus valores ou por sua missão, seja ela um grupo, uma empresa, um partido político,uma religião, ou um time, fazendo refletir seus produtos e serviços diante do meio em que atuam, é marcar e se tornar reconhecível. Em geral existem três tipos de logotipos:

01) um símbolo em conjunto com uma tipografia formam um logotipo;
02) quando a própria tipografia é um símbolo; 
03) o logotipo é simplesmente formado por um símbolo.


Entendendo a função dos Logotipos
Um logotipo não necessariamente precisa significar algo, sua real função é marcar, se fazer existir, ser reconhecível. Uma situação de um case de sucesso por exemplo, seria se você visse um ponto preto num cartaz, e este ser automaticamente associado a alguma produto ou empresa. Chegar a este ponto de simplicidade e nível de associação seria maravilhoso.

Apesar disto o logotipo tem o dever de transmitir a personalidade, a idoniedade e os valores através da tipografia, da cor e da forma empregada pelo estudo da semiótica.


www.wilsonisfer.com


WILSON ISFER BRANDING DESIGN
Published:

WILSON ISFER BRANDING DESIGN

Logo&Brand Development around the world. Visual Identiity

Published: