danielly omm's profile

SEMANA AMBIENTAL DA FAU USP - 2007

SEMANA AMBIENTAL DA FAU 
NATUREZA, ARQUITETURA E CIDADE 
2007
semana de debates organizada por Thelma Hisayasu e Danielly O. M. M. 
comunicação visual - Daniel Jacobino

1ª Semana Ambiental da FAU
“Natureza, Arquitetura e Cidade”
Problemas ambientais, como as mudanças climáticas, a escassez de água e o excesso de lixo, são notícias constantes no cotidiano. O discurso da sustentabilidade ambiental é cada vez mais incorporado pelo setor público e pelo mercado privado.
Trata-se de uma questão que exige abordagem interdisciplinar, caráter que é o grande potencial da Universidade porém mesmo assim as respostas ainda são muito pontuais e incipientes. A carência de um pensamento global é acompanhada pela carência de ações locais ecologicamente corretas, da mesma forma podemos observar como muitas vezes a teoria destoa da prática.
Pouco se faz para ajustar as ações cotidianas ao discurso da sustentabilidade, pouco ainda se faz para mudar os padrões humanos de produção, de consumo e descarte, que estão colocando em extinção a vida no planeta Terra.
A primeira semana ambiental da FAU, com o tema “Natureza, Arquitetura e Cidade”, pretende colocar em pauta essas questões.
Durante a semana de 27 a 31 de agosto de 2007, serão realizadas diversas palestras, seguidas de debates, sempre com a intenção de abordar a questão de forma interdisciplinar.
Ao estabelecer relações entre natureza, arquitetura e cidade, pretende-se deixar evidente o papel do arquiteto (em seu mais amplo significado), na construção de sociedades, cidades sustentáveis.
Além de estimular a pesquisa, espera-se que o conhecimento transmitido e adquirido gere novas ações e mudanças de comportamentos, tão necessários à sustentabilidade ambiental.

PROGRAMAÇÃO
27 a 31 de agosto


CONFERÊNCIA DE ABERTURA - cidade, arquitetura e natureza
17h -17h30
com Aziz Ab'Saber - (São Luís do Paraitinga, 24 de outubro de 1924Cotia, 16 de março de2012) foi um geógrafo e professor universitário brasileiro.
Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas foi um professor polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas, em geografia, arqueologia, geologia e ecologia - Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim da vida.
Na véspera da sua morte, entregou à SBPC os arquivos de sua obra completa, em DVD, com a seguinte dedicatória: "Tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da Universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade".[1]wikipedia

abertura
Lançamento do FAU Recicla

17h30 – 17h50
Filme “Clima:uma guerra secreta” seguido de debate

Prof. José Pedro de Oliveira Costa-
Professor Doutor da FAU USP, foi Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo. É mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade da Califórnia (Berkeley-USA) e doutor pela Universidade de São Paulo, exerce pela segunda vez a presidência do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. É membro do Conselho da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN) e da Fundação SOS Mata Atlântica. Foi coordenador do Programa Ambiental do Instituto Latinoamericano, consultor e representante da América Latina na União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), assessor ambiental na Secretaria do Planejamento do Estado de São Paulo, representante dos estados de São Paulo e do Paraná na Secretaria Nacional do Meio Ambiente, secretário executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema) e coordenador do Consórcio Mata Atlântica. Participou da comissão que definiu diversos programas de meio ambiente dos governos federal e do estado de São Paulo. É o propositor e viabilizador de diversas áreas protegidas, entre elas o Parque Estadual da Serra do Mar e a Estação Ecológica da Juréia, as Áreas de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e de Cananéia-Iguape-Peruíbe e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. É também um dos co-autores da proposta original do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Prof. Tércio Ambrizzi
Professor Doutor do Instituto de Astronomia Geofisica e Ciencias Atmosfericas (GrEC IAG) da Universidade de São Paulo, com livre docência e mestrado em meteorologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Meteorologia pelaUniversidade de Reading, UR, Grã-Bretanha. Atualmente é coordenador do projeto de pesquisa Modelo REgional Climático para o Sudest Brasileiro, tendo sido também coordenador de projetos concluídos como: " Chuvas de Verão em São Paulo" – FAPESP e Meteorologia e Poluição Atmosférica em São Paulo.

Ricardo Baitelo - Engenheiro Elétrico pela Universidade de São Paulo, mestre com a tese “Modelagem completa e análise dos recursos energéticos do lado da demanda para o PIR(Planejamento Integrado de Recursos Energéticos)”. Doutorando do GEPEA, Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que tem por intuito desenvolver e incentivar o uso de técnicas para a aplicação da energia de forma consciente com conceitos de desenvolvimento sustentável. Atualmente faz parte da equipe do Greenpeace que desenvolveu os cenários energéticos para o Brasil.

MOBILIDADE – política rodoviarista; poluição do ar; urbanismo lento)

17h - Welcome coffee

Prof. Alexandre Delijaicov
Arquiteto efetivo da Prefeitura de São Paulo; professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais (Grupo Metrópole Fluvial) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos, do Laboratório de Projeto (LABPROJ) da FAU-USP. Mestrado em 1998 "Tietê, os rios e o desenho da cidade" e doutorado em 2005 "São Paulo, metrópole fluvial", na FAU-USP. Conceito dos projetos de "Praças de Equipamentos Sociais", em 1992, e "Centros Educacionais Unificados", em 2001, no Departamento de Edificações - EDIF, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo. Atualmente também coordenador do Grupo Metrópole Fluvial que prevê o Hidroanel Metropolitano de São Paulo em seus aspectos mais amplos e humanos, muito além do transporte.

Marco Aurélio Lagonegro Arquiteto e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com a tese "Metrópole sem Metrô" (2003); postulante ao pós-doutorado em Desenho Urbano Sustentável pela mesma instituição. Professor de História da Arte na Universidade de Santo Amaro UNISA (2001), tradutor (Carl Friedrich Gauss: Investigações Gerais sobre Superfícies Curvas, Ebenezer Howard: Cidades-jardins de Amanhã, Vitrúvio: Dez Livros sobre Arquitetura, Pierre de Maricourt: Carta sobre os Magnetos) e pesquisador sobre transportes e urbanização, bolsista FAPESP em iniciação científica (A Ideologia Rodoviarista de Washington Luiz como Precursora de Modelos Urbanos, FAU-USP, 1993), mestrado e doutorado, músico e professor de harmonia musical.

Prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva - Professor Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo, atualmente é pesquisador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP. Em 2003 organizou o Simpósio Environmental Pollution: Environmental and Health. Na pós-graduação ministra as disciplinas de Fisiopatologia Pulmonar Experimental; Fisiopatologia da Ventilação Mecânica e Métodos de Estudo dos Efeitos da Poluição Urbana sobre o Sistema Respiratório.



HABITAT – infraestrutura verde e uso humano

Profª. Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1974), onde concluiu Mestrado (1983) e Doutorado (1993). Em 2005 obteve o título de Livre-Docente. É Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FAUUSP. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP de março 2009 a junho de 2013. Coordenou o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos - FAUUSP de 2003 a 2009. Ex-conselheira no Conselho de Habitação do Município de São Paulo (2003-2007); membro da Red Iberoamericana de Investigadores Sobre Globalización y Território, desde 1998; membro da diretoria da ANPUR (2009-2011). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de: Meio Ambiente e Assentamentos Humanos, Legislação Urbanística e Ambiental, Políticas Habitacionais no Brasil e na América Latina. Atua na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, incluindo aspectos de: Habitação de Interesse Social, Gestão Municipal, Direito Urbanístico e Ambiental, Meio Ambiente Urbano, Regularização Urbanística e Fundiária, Metrópoles.
Prof. Milton Braga - possui graduação em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo e um dos sócios do MMBB Arquitetos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de edificações e projetos urbanos.
Prof. Paulo Pellegrino - Professor Associado da Universidade de São Paulo. Membro do corpo docente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995). Orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP nas Áreas de Paisagem e Ambiente e de Projeto de Arquitetura. Foi um dos idealizadores e é o Vice-Coordenador do LABVERDE onde desenvolve linha de pesquisa em temas como infraestrutura verde, águas urbanas, ecologia da paisagem e resiliência urbana, em projetos que exploram funções infraestruturais das paisagens em suas várias escalas e localizações, tendo como parâmetros medidas de desempenho, viabilidade, e qualidade estética para aplicação em métodos de projeto e planejamento da paisagem.
Profª. Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima - possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978) , mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997) . Atualmente é Professor Doutor MS-3 da Universidade de São Paulo e Professor Doutor 2 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Paisagismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagismo, Ecologia urbana, sustentabilidade, planejamento socio-ambiental.
Prof. Marcos Virgílio da Silva 


BIOARQUITETURA

Prof. Augustin T. Woelz, engenheiro, CIETEC, Sociedade do Sol
Profª. Denise DuarteProfessora Doutora pela FAU-USP. Pesquisadora do LABAUT(Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética do Depto de Tecnologia) e Editora-chefe da Revista Pós, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP. PLEA Associate (Passive and Low Energy Architecture), desde 2005. Coordenação dos trabalhos: Projeto Piloto Sustainable Urban Spaces, em parceria com a University of Cambridge e University of East London, com financiamento da British Academy, e o Projeto de Ecoeficiência para o CENPES II Petrobras, como parte da equipe Zanettini Arquitetura.

Profª Joana Carla Soares Gonçalves Professora da FAU-USP. Mestre pela Architectural Association Graduate School, Londres, no curso Environment and Energy Studies Programme, em 1997. Doutora pela FAU-USP, no programa de pós-graduação Estruturas Ambientais Urbanas, em 2003, com a tese “A sustentabilidade do edifício alto: uma geração de edifícios altos e sua inserção urbana”. Co-orientadora do trabalho premiado no concurso internacional World Millenium Environmental Design Competition (2000, Seul, Coréia). Coordenadora do projeto de ecoeficiência do complexo arquitetônico do CENPES II (RJ). Membro da coordenação da pesquisa Sustainable Urban Spaces, da FAU-USP e University of East London e o Martin Center, da Cambridge University, entre 2005-2006.

Prof. dr.  Reginaldo Ronconi
Eduardo Aranha e Francisco Lima, arquitetos, Archidomus

LIXO e SOCIEDADE DE CONSUMO

Profª Claudia T. de A. Oliveira - Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins, mestrado e doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É orientadora de doutorado do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquiteura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional nas áreas de execução e gerenciamento de obras, projetos executivos e orçamentos, caracterização e ensaio de materiais de construção civil. Atua em pesquisas vinculadas aos seguintes temas: análise de desempenho e risco de edifícações, manutenção de edifícios históricos e de sistemas construtivos inovadores, projeto e desenvolvimento de componentes e de sistemas construtivos. Faculty Advisor da primeira equipe brasileira - Team Brasil - a participar da competição internacional Solar Decathlon, na sua versão européia (Solar Decathlon Europe), na edição de 2012 realizada em Madri - Espanha. 
Prof. Pedro Jacobi - Possui graduação em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). Livre Docente em Educação -USP. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Chefe da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Presidente da Comissão de Pós Graduação e Coordenador do PROCAM/USP 1998-2000 e 2010-2012). Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE . Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade/IEE- LAPPES/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador da equipe brasileira do Projeto Bluegrass - FAPESP/ANR (2014-2017).Pesquisador Produtividade CNPq. Foi Coordenador de Projeto Alfa da Comunidade Européia sobre Governança da Água na América Latina e Europa (2005-2009). Membro da Rede Waterlat. Presidente do Conselho do ICLEI-Brasil. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil desde 2014. Editor da revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Membro do conselho editorial das revistas EURE (Santiago) (0250-7161), Environment and Urbanization, International Journal of Urban Sustainable Development,Organizações e Sociedade, Pesquisa em Educação Ambiental. Foi presidente da ANPPAS (período 2000-2004). Foi membro do Conselho do Comite de Meio Ambiente e Sociedade da International Sociological Association-ISA (2010-2014). Representante suplente dos editores de Ciências Humanas do Programa Scielo.
Profª Maria Cecília Loschiavo - Professora Titular de Design da Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduação (1976), Licenciatura (1977), Mestre (1985) e Doutora (1993) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Obteve o título de livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2003). Coordenadora Adjunta de Mestrado Profissional da área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES, designada pela portaria 175/2016. Orientadora em 2 programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo: na FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no PROCAM ? Programa de Ciência Ambiental, presidente (2012-2013). Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente/USP (2012-2013). Presidente da Comissão de Cultura e Extensão - CCEx do IEE - USP (2011-2012).Pós-Doutorado: University of California, Los Angeles, School of Public Policy and Social Research (1995-1997); Nihon University, Tóquio (1999); Centre Canadien d?Architecture, Montreal (2001), University of California, Los Angeles na School of Public Affairs (2007-2008). Pesquisadora visitante Waseda University, Tóquio (2001); Tokyo Zokey University (2006); Indian Habitat Center, Nova Delhi (2006); Tama Art University (2008), University of Tokyo (2009); Loughborough University (2012); San Francisco State University (2012), University of Boras (2013), University of South Australia (2015), Amsterdam University of Applied Sciences (2016). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FSPUSP (2007-2013). Membro do Laboratório de Sustentabilidade em TIC da Escola Politécnica da USP.Membro do Conselho Editorial: Estudos em Design, Design em Foco, Design Philosophy Papers. Exerce atividades de coordenação e assessoria científica nas principais agências de fomento brasileiras, destacando-se seu papel como membro do Comitê de Assessoramento do CNPq e CAPES para a área de Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase nos seguintes temas: design, design para a sustentabilidade, design brasileiro, design social, exclusão sócio espacial, moradores de rua, catadores de recicláveis. www.closchiavo.pro.br
SEMANA AMBIENTAL DA FAU USP - 2007
Published:

SEMANA AMBIENTAL DA FAU USP - 2007

Published: