O que muda na sua viagem (e nas suas malas) com as novas regras da ANAC​​​​​​​

Na primeira quinzena de março entra em vigor uma série de mudanças nas leis da aviação brasileira. Sem dúvida a perda da nossa gratuidade de bagagens despachadas foi o ponto mais polêmico. E com toda razão, porque o quanto pagaremos por isso ainda é incerto. A Agência Nacional de Aviação Civil disse apenas que vai ficar a cargo de cada companhia aérea o quanto cobrar pelas malas de porão, ou seja, a pesquisa pra compra de bilhetes não pode se basear apenas no seu preço e taxas, mas em quanto custa carregar todas as suas coisas. Segundo as regras atuais cada passageiro pode levar, sem custos, uma mala de 23kg para rotas domésticas e duas malas de 32kg cada para destinos gringos. Apenas a mala de mão que sofreu uma alteração pra cima, e passa a aceitar 10kg + volume de mão (mochila, pasta, etc…)

Pra quem está acostumado a carregar pouca coisa isso não é um grande desafio, mas se o seu destino for um lugar frio - porque sabemos que as roupas nesse caso ocupam muito mais espaço -, se você viajar com crianças ou for um entusiasta das compras em Miami, isso pode significar dor de cabeça. Então vale lembrar: sempre coloque absolutamente tudo na ponta do lápis.


Pontos positivos, pero no mucho

Bagagem extraviada
Antes as empresas tinham até 30 dias para ressarcir o prejuízo, agora esse prazo passa para 7 dias.

Overbooking
Quem nunca, né? Hoje a companhia pode te realocar em voo próprio ou da concorrente sem gerar custos ao viajante. Segundo as novas regras, caso aconteça a superlotação, o ressarcimento deve ser feito na hora, e assim o cliente fica livre para decidir como e quando embarcar.

Tarifas
Hoje não existe uma regra para mostrar os preços dos tickets e todos os custos extras, e isso podia até assustar algumas pessoas menos informadas quando chegavam ao valor final. Pelas novas exigências da ANAC passa a ser obrigatório exibir sempre o valor total da passagem.

Alteração do nome
Uma letrinha errada pode ser fatal no seu cartão de embarque, e pelas antigas regras você deveria pagar uma multa e acréscimo na tarifa (!!!) pela correção. Agora ela passa a ser gratuita (mas continuamos recomendando atenção aqui. Primeiro e último sobrenome sempre).

Concorrência
Infelizmente não temos empresas low cost operando aqui. Há alguns anos a Webjet pintou essa proposta, mas depois que foi comprada pela Gol isso meio que caiu por terra. Vez ou outra é possível pegar algumas promoções bacanas, mas não se aproximam das tarifas praticadas pela Easyjet ou Ryanair, por exemplo. De acordo com especialistas as novas exigências da agência reguladora brasileira abriria mercado para empresas como essas.

Agora é esperar a aplicação pra ver se realmente as empresas praticam preços mais amigáveis, ou se mais uma vez o ônus fica por conta do consumidor. De todo modo o Guru está aqui para te ajudar no planejamento e encaixar o roteiro no seu bolso.



Precisamos falar sobre cocô

Esse é um assunto um tanto quanto polêmico, mas vamos combinar que é igualmente necessário. Até porque quem nunca enfrentou um ~desconforto estomacal~ durante uma viagem que atire a primeira pedra.

Geralmente as causas do mal estar são bem previsíveis. Comidas que nossos corpos não estão acostumados, como carnes exóticas ou muitos condimentos, cozimento insuficiente, falta de higiene ou água suja. Sim, tudo vem através de bactérias inimigas das férias que chegam a afetar metade dos turistas. Metade.

Os médicos dizem que o inconveniente dura em média 3 dias, o que é muito tempo quando se trata de uma trip, ne? Seja o seu próximo destino uma grande cidade ou uma vilinha no interior tem alguns cuidados essenciais que podem te livrar do desarranjo.

Faça do álcool gel o seu melhor amigo
Deu um rolê e tocou tudo por aí? Então vá se acostumando a esfregar as mãos com algumas gotinhas. A quantia de meia moedinha de 5 centavos é suficiente.

Garrafinhas reutilizáveis
É muito difícil saber se o tratamento de água da cidade que você vai estar é confiável. Aqui em São Paulo mesmo nós topamos com uma séria crise hídrica em 2014 que deixou as águas das torneiras barrentas. Portanto é melhor escolher as opções envasadas ou de algum filtro do seu hostel. Antes de reabastecer a garrafa não esquece de lavar bem.

Treinando agachamento
As meninas que lerem isso vão saber do que se trata rapidinho. A gente passa tanto perrengue na hora de usar banheiro público que já desenvolvemos uma técnica ninja de nunca encostar no vaso. Força nas coxas!

Bom senso na hora de comer
É óbvio que a gente sempre vai optar por coisas diferentes e exóticas sempre. Isso é que pauta uma viagem roots. Porém você é a pessoa que conhece melhor o seu corpinho e seus hábitos. Vá com calma.

Limpeza é bom e todo mundo gosta
Eu amei tudo no México, exceto a comida. O cheiro não descia, as lanchonetes e restaurantes eram sujos e tudo parecia melecado. Foi aí que comecei a observar que antes de escolher o prato eu tinha que observar se o lugar me parecia ok. Cada refeição dava um trabalhão e eu acabei comendo muita manga com pimenta porquê parecia mais familiar. Aliás, você já conhece a Revanche de Montezuma? Essa é outra história sobre dor de barriga que aprendi com um amigo peruano, mas fica pro próximo texto.

Guru da Trip
Published:

Guru da Trip

Published:

Creative Fields