Carte-de-Visite (Cartão de Visita)

O Carte-de-Visite foi desenvolvido por volta de 1850 e tenha como propósito de cada um poder apresentar a si ou a sua família aos outros membros da comunidade. Estes objectos constavam de uma fotografia do própria ou da família, os seus nomes e por vezes tinham uma frase manuscrita ou apenas assinatura. Este objecto era facilmente colocado nos álbuns de fotografia de família e eram o registo visual daqueles que estavam distantes. Nos EUA, 1859 este objecto teve a sua importância para os soldados da Guerra Civil que deixavam aos seus familiares o registo de uma memória visual daqueles que partiam sem certezas de voltarem. Mas o Carte-de-Visite teve representatividade por toda a parte, num mundo que estava fascinado com o aparecimento da fotografia, como meio de fixar uma imagem dos seus ente queridos, as viagens eram longas e não havia redes social à distância de um Click.

Eram objectos que continham o retrato de uma pessoa ou de uma família, representavam um estatuto social e implicitamente qual era função na sociedade.

Estas memórias ainda hoje perduram nos álbuns de fotografias dos nossos familiares, são os bisavós, trisavós, tios de longa distância no tempo ou pessoas que não temos qualquer ideia que de quem sejam e que nunca as conhecemos. As histórias foram diluindo com o tempo mas imagens ficaram. O fascínio por estes objectos está na sua riqueza gráfica e o relato de um momento histórico que fazem parte dos nossos arquivos e imaginário de imagens.

Dr. Oliver Wendell Holmes (1863) "Card portraits, as everybody knows, have become the social currency, the 'green-backs' of civilization."
Exercício:
Cada aluno deve fazer o seu Carte-de-Visite, nesse cartão deve constar o seu retrato, aquele que reflecte a individualidade que quer projectar para os outros, de um modo simples e honesto, e o seu alter-ego, um segundo personagem criado pelo próprio aluno.
Neste Carte-de-Visite as duas personalidades têm que co-existir, o sujeito e o seu alter-ego/avatar. Como Clark Kent/Superhomem; Dr, Jekyll/MrHide; Patience Phillips/Catwoman.

Esta coexistência física pode ser apresentada do modo mais obvio, em cada um esta num dos lados do cartão ou, de um modo mais elaborado, através de montagem de papel, ilusões de óptica, etc. Desde que se mantenha a identidade de Carte-de-Visite, as dimensões pré-definidas.

No Carte-de-Visite tem que constar para cada uma das individualidades:
Fotografia/ilustração;
< >Nome (sujeito e alter-ego/avatar);Frase alusiva a cada uma das personagens;tem o tamanho de 9,5 x 6 cm  a 10 x 6,5 cm;e é apresentado num cartão rígido (mais de 250 gr)

O tempo depois dirá que é que vai perdurar no tempo o sujeito ou o alter-ego.
Carte-de-Visite
Published:

Carte-de-Visite

Published: