Camila Fontenele de Miranda's profile

Todos Podem Ser Frida / All Can Be Frida

Todos Podem Ser Frida // All Can Be Frida 

A vida da artista mexicana Frida Kahlo, através de pesquisas, é traçada por  cinco fragmentos fotográficos dos fatos mais impactantes: FRIDA POR INTEIRO, O AMOR DE FRIDA, A DOR DE FRIDA, AS CORES DE FRIDA e O ABORTO DE FRIDA. O estudo e os ensaios oficiais tiveram inicio em junho de 2012 e finalização em Julho de 2013. 

A produção foi realizada por artistas plásticos convidados pela idealizadora do projeto e os modelos todos do sexo masculino. A inversão de papéis e gênero foi propositadamente escolhida para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano. Além disso, essa questão está totalmente ligada aos rumores de sua bixessualidade. 

A transgressão da figura masculina nos ensaios fotográficos é disseminada de uma maneira poética e feminina. FRIDA POR INTEIRO evidencia o principio do ser de Frida, forte e intensa. No entanto desconstrói o ambiente de época e traz um ar mais contemporâneo. O AMOR DE FRIDA relata a turbulenta relação entre Frida e Diego e a sua intima conexão com o sentimento amor. A DOR DE FRIDA expõe uma mulher de dentro pra fora, sem o sinal forte da estética praticada em seus autorretratos, o ensaio propõe o afetamento das dores no decorrer da sua vida. AS CORES DE FRIDA, olhar delicado e particular sobre a influência das cores em sua vida e obra. O ABORTO DE FRIDA indaga através das cores e de cinco figuras masculina o sentimento oprimido por nunca ter conseguido levar uma gravidez adiante.

As intervenções fotográficas surgiram na possibilidade de agregar mais uma vertente ao projeto, que seria composto apenas de cinco ensaios, elas atuam como desdobramento de personalidade e identidade do público a ser fotografado. Essa interferência leva em consideração os reais objetivos de aproximar o público da obra de Frida Kahlo e debates sobre a conexão da arte, identidade de gênero e comportamento social. 
                                                   ___________

The life of the Mexican artist Frida Kahlo is shown through five photographic fragments of its most shocking events: “FRIDA POR INTEIRO/ ENTIRE FRIDA”; “O AMOR DE FRIDA/FRIDA’S LOVE”; “A DOR DE FRIDA/FRIDA’S PAIN”; “AS CORES DE FRIDA/FRIDA’S COLORS”; “O ABORTO DE FRIDA/FRIDA’S ABORTION”.  The studies and oficial photographic essays were made between June 2012 and July 2013. For the production the idealizer invited plastic artists and male models. The intention of inverting the gender is to reveal Frida’s image in several features of the human being.

The breaking and contravention of the male image on the essays is explored in a female and poetic way.

During the exhibitions of the “Todos Podem Ser Frida” essays came the idea of characterizing the audience and making they feel the experience of being Frida. The interventions brought new possibilities to the Project, which was, in the beggining, to be made only by the exhibition of the photographic essays.  It added a new development to the personality and identity of the audience as they were photographed. This interference aim the real objective of bringing the audience closer to Frida Kahlo’s work, and also debates on the connections of art, gender identity and social behavior. 



Todos Podem Ser Frida / All Can Be Frida
Published:

Todos Podem Ser Frida / All Can Be Frida

Published:

Creative Fields