Giovanna Mundstock's profileLuiz Gustavo Machado's profile

Jardim Secreto

A casa de chá Jardim Secreto é um estabelecimento conceito que pretende fortalecer a cultura de chá em Brasília por meio de uma experiência contemporânea - sem apegar-se a tradições específicas - com foco no sensorial e na conscientização sobre o ciclo alimentar e produtivo do chá. Levando aos seus clientes a preocupação socioambiental e um estilo de vida mais saudável. Este projeto foi desenvolvido simultaneamente nas disciplinas de projeto de produto 3 e programação visual 2.

Foi definido que essa aproximação seria realizada a partir do desenvolvimento de uma experiência ideal que seria projetada a partir de ações e situações propiciadas pela casa de chá. Para isso duas frentes foram abertas, uma primeira com foco no sistema de identidade visual junto à ambientação e outra de serviço, para que a cada momento a casa de chá conseguisse expressar suas ideologias seja pelo comportamento dos funcionários como pelos móveis usados na decoração.

O projeto incluiu diversos serviços incluindo naming, sistema de identidade visual, diagramação de um cardápio, planejamento dos processos internos de funcionamento e serviço, assim como o projeto do ambiente externo da casa de chá. Durante o projeto foi realizado o preenchimento de um business canvas para melhor entendimento do negócio e seu contexto.

 A primeira etapa foi a definição de um nome para o estabelecimento. As palavras que guiaram o processo de naming foram acolhimento e chá.  Além disso, havia-se a preocupação de ser um nome em português e de fácil pronúncia e assimilação. Para o logo, queria-se um símbolo que passasse visualmente a ideia de jardim e de secreto, que demonstrasse o serviço prestado e novamente denotasse o acolhimento. Desta forma, optou-se pelo bule que acolhe a flor de chá, inspirado na flower tea.
Para a identidade visual, queríamos um sistema rico, com muitos elementos auxiliares. Que tivesse uma paleta de cores vibrantes, fora do convencional de cores pastéis do ramo, para enfatizar o contemporâneo.
Para o cardápio, queríamos fazer um projeto gráfico convidativo, agradável à leitura e que chamasse atenção do cliente.
Abaixo, temos o manual de identidade visual.
Para entender melhor a experiência que seria passada aos clientes foi mapeado o percurso do cliente ao entrar em contato com a casa de chá e após disso desmembrado no ciclo dos funcionários fazendo com que todos os ciclos estejam interligados e gerando a mesma experiência tanto para os stakeholders internos quanto externos.
Como uma maneira de fortalecer a identidade da marca e a experiências dos usuários foram pensados bules inspirados no formato do logo.
Foi concluído então como o estabelecimento se apresentaria, ele foi projetado pensando em uma loja de esquina na Asa Norte, Brasília. O código de cores e elementos seguem a identidade visual, com móveis e elementos em cedro surgindo para fortalecer a ideia de jardim, assim como os literais jardins verticais.
Equipe: Bianca Rondon, Giovanna Mundstock, Luiz Gustavo Machado.
Jardim Secreto
Published:

Jardim Secreto

Naming | Identidade Visual | Diagramação

Published: