“Quando as crianças brincam eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar
E toda aquela infância Que não tive me vem,
Numa onda de alegria Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma, E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta Isto no me coração
Quando era criança vivi, sem saber, 
Só para hoje ter Aquela lembrança. 
E hoje sinto Aquilo que fui. Minha vida flui, Feita do que minto. 
Mas nesta prisão, Livro único, leio O sorriso alheio de quem fui então.”
Cancioneiro, Fernando Pessoa
















Referência
James Nolan, geralmente apresenta um estilo narrativo não linear na abordagem de temas psicológicos. Uma influência direta do seu ídolo, Stanley Kubrick . Os filmes do cineasta de Stanley Kubrick tem como grande caracteristica a simetria.
A perspectiva com um ponto central e o restante do ambiente composto ao redor deste ponto. Diríamos que a assinatura de Kubrick não é formal, mas filosófica. Os filmes de Kubrick, através das mais diversas e surpreendentes reviravoltas estilísticas, falam da perplexidade do indivíduo frente a desumanização e alienação da sociedade contemporânea, diante do que não pode dominar ou compreender. É a angústia, a impotência perante o inconcebível. Por exemplo, Full Metal Jacket de 1987, o seu penúltimo filme, é um dos mais profundos da sua obra.
Foram estes alguns dos motivos para a nossa fonte de inpiração, a angustia, a perplexidade de cada um de nós em compreender certas coisas, ou seja, a abordagem de temas psicológicos. Outra das nossas fontes de inspiração foi Von Tier, isto devido ao contraste entre as cenas totalmente cinematográficas com uma fotografia impecável e enquadrada com as cenas de câmeras na mão.
A ponte que encontramos ainda entre o nosso trabalho e o trabalho deste realizador foi a relevância que a iluminação tem para transmitir os sentimentos dos personagens. Assim, nas cenas em que pretendemos o impacto negativo usamos menor intensidade de luz, intensificando assim um clima opressivo, por outro lado quando a ideia de clareza de pensamentos com ambientes mais luminosos. Outra característica que nos aproxima da linguagem de Von Trier são os planos pormenor, realçando a intimidade e expressão do que está a ser captado. 
Escrúpulo
3
151
0
Published:

Escrúpulo

Escrúpulo - First video work
3
151
0
Published:

Tools

Creative Fields