O Contexto

Em um mundo onde existem pessoas que não conhecem a história das coisas e que poucas se interessam em descobrir, surgiu a oportunidade de estudar design gráfico ambiental na disciplina de Sinalização do Curso de Design da Universidade Feevale. A proposta do trabalho era de utilizarmos quaisquer tipos de recursos para criar uma experiência inesquecível ao visitar uma exposição temporária do acervo do MNC (Museu Nacional do Calçado) de Novo Hamburgo.

Com o local pré-definido - o salão de exposições do prédio Arenito no Campus II da Universidade Feevale - tínhamos o desafio de organizar o conteúdo e apresentá-lo de forma criativa para o círculo acadêmico e a comunidade em geral.
O Conceito

Considerando a quantidade de informações que o usuário iria receber, como datas e nomes, apresentamos ao público a evolução do calçado através de uma linha do tempo que utilize a sinalização multissensorial para uma imersão mais completa no ambiente. 

O que chamamos de imersão, pode ser contemplado no uso de cores sólidas para separação de seções, tipografia clara e elementos gráficos simplificados para expôr informações, tendo como diferenciais a iluminação e o áudio para orientar a visitação, dar informações relevantes e guiar o usuário durante o processo. 

Além disso, foi repensada a identidade visual do Museu Nacional do Calçado, a fim de que chegássemos a uma unidade visual da exposição e da marca, a qual se encontra exposta em outra categoria.
Áudio
Iluminação
Elementos Gráficos
O Resultado

O resultado foi de intervenções coloridas nas paredes, distinguindo cada época do calçado, áudio como forma de entregar conteúdo, linhas do tempo determinando trajeto, iluminação guiando a visitação e todo um contexto onde o usuário era encorajado a entender o assunto principal da exposição.
O Funcionamento

No início da exposição, o visitante é recebido por um atendente, que o dará boas vindas, informará que o trajeto é guiado por áudio e iluminação e o encaminhará para a posição inicial do trajeto.

A partir dali, o visitante receberá as instruções pelos fones de ouvido disponíveis no início da visitação. Conforme a pessoa se encaminha para a próxima seção ou o tempo pré-determinado vai se esgotando, a iluminação da seção vai reduzindo e por sua vez a próxima começa a receber maior intensidade de luz.

Durante este processo, a pessoa estará recebendo as instruções e informações de conteúdo por áudio.

Na seção Calçados Memoráveis, o usuário pode contemplar peças de esportistas famosos com apoio visual de vídeo que mostra imagens reais do produto sendo usado. Além disso, o visitante pode interagir com totens digitais que possuem informações relacionadas ao calçado, sua história e outras curiosidades.
Projeto desenvolvido em conjunto com o colega Diego Schmitt,
com a orientação do Prof. Me. Marshal Becon Lauzer.

A Memorável Evolução do Calçado - MNC
13
156
0
Published:

A Memorável Evolução do Calçado - MNC

Surgiu a oportunidade de estudar design gráfico ambiental na disciplina de Sinalização do Curso de Design da Universidade Feevale. A proposta do Read More
13
156
0
Published:

Tools