Claris Ribeiro's profile

Editorial - Desvendando Desventuras em Série

Trabalho desenvolvido na faculdade para a matéria de Trabalho de Conclusão de Curso II / Gráfico.

Este projeto tem como tema a série de livros direcionada ao público infantil Desventuras em Série, escrita por Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler. E como recorte temático foi escolhido os personagens principais, que são: Violet, Klaus, Sunny Baudelaire e Conde Olaf, e os personagens secundários, dando ênfase em suas características e histórias.

Ao que se refere à área de concentração, a proposta foi a criação de um livro impresso, que irá guiar o leitor dentro da história, explicando pontos importantes de cada personagem, explorando os aspectos visuais, além das capas dos demais livros da coleção Desvendando Desventuras em Série.

Sendo assim, o objetivo deste projeto é trazer aos fãs um novo item e promover a série à novos leitores, além de divulgar o tema, tendo em vista que o serviço de streaming Netflix está produzindo uma série sobre, voltada para todas as gerações.

Criação: Pasta para o texto de defesa do projeto, CD com os arquivos do projeto, títulos, ilustrações, diagramação, paleta de cores e padronagens, cinco capas para os livros.
A definição do formato veio a partir dos livros originais da série, seguindo o mesmo tamanho.  É um livro pequeno que combina com a praticidade de um guia.

O livro será um guia dos personagens, onde o leitor poderá pesquisar sobre as características principais de cada um. A escolha do formato impresso se deu pela possibilidade do leitor levar consigo o seu guia para onde for, como um Livro de Lugar-Comum, conhecido na série como um caderno de anotações e rascunhos que as pessoas costumam ter consigo o tempo todo. O projeto é pensado a partir do interesse dos leitores em adquirir um livro impresso para manter na estante ou na bolsa, um item que poderá ser utilizado para pesquisa, para experimentação e até como um criador de estímulos.
A paleta de cores foi uma das formas escolhida para guiar o leitor dentro do livro, cada personagem é representado por uma cor. Essa escolha foi inspirada nos livros originais, onde cada livro possuí uma lombada de uma cor.

Outra forma de guiar o leitor dentro do livro, foi a escolha de padronagens. Foram criadas duas padronagens que separam de forma sutil os personagens bons dos personagens ruins dentro da história. Além disso, também foram criadas padronagens específicas para cada tema de cada livro, que foram utilizadas nas capas.
Foi criado também três tipos de boxes, um padrão, utilizado em todos os livros nas capas e nas páginas iniciais e finais. E outros dois que também foram utilizados de forma sutil para separar a personalidade de cada personagem.
A escolha do grid e da tipografia se deu relacionando ao conceito e ao tema. A tipografia escolhida para os títulos foi Donau Alte & Neue, criada por Hans Renzler, Dmitrij Ritter, Igor Labudovic, pelo Renzler Design. Essa tipografia possuí traços característicos que remetem ao mistérios contados na história, além de ter características de um tempo. A tipografia utilizada nos textos foi Univers, criada por Adrian Frutiger, pela Deberny & Peignot, e a escolha se deu por ser uma tipografia sem serifas muito bem estruturada para textos, e com características que combinam com a tipografia de títulos escolhida.
Ver publicação completa: http://www.youblisher.com/p/1661361-Guia-dos-Personagens-Por-Claris-Ribeiro/
Editorial - Desvendando Desventuras em Série
Published:

Editorial - Desvendando Desventuras em Série

Trabalho desenvolvido na faculdade para a matéria de Trabalho de Conclusão de Curso II / Gráfico. Coleção Desvendando Desventuras em Série.

Published: