• Add to Collection
  • About

    About

    "Sob o Céu de Messejana" procura promover a fotografia, o património e cultura impares de Messejana, vila histórica situada no concelho de Aljust… Read More
    "Sob o Céu de Messejana" procura promover a fotografia, o património e cultura impares de Messejana, vila histórica situada no concelho de Aljustrel Read Less
    Published:
Ermida da Nossa Senhora da Assunção
A uns quilómetros de Messejana, no meio do campo, no meio de sobreiros, ergue-se a Igreja da Nossa Senhora da Assunção. Era para ser construída em Messejana mas quis a santa que fosse ali no campo, no meio dos sobreiros.
Segundo a lenda a santinha era posta no local da construção,mas ela aparecia no campo,onde não havia uma única. Todos os dias aparecia lá, nomeio dos sobreiros e homens, encarregados pelo padre ou por alguém, a levavam de volta para Messejana, para o local onde queriam construir a igreja. No dia seguinte lá aparecia a santinha no meio dos sobreiros, no meio do campo. Isto repetiu-se por vários dias até que os homens pensaram que seria ali que a santinha queria que fosse construída a igreja ali no meio do campo, no meio dos sobreiros.
A few kilometers from Messejana, in the middle of the field, in the middle of cork oaks, stands the Igreja da Nossa Senhora da Assunção. It was to be built in Messejana but the saint wanted to be there in the field, among the cork oaks.

Ruínas do Castelo de Messejana
O Castelo de Messejana fica situado no cimo de uma colina junto à Igreja Matriz, a uma altitude de 219 metros e pensa-se ter sido construído pelos Romanos. A ocupação Árabe reconstruiu o Castelo mas a conquista de Messejana aos Mouros, feita por D.Sancho II em 1235 levou-o novamente à ruína, no entanto o rei D. Dinis mandou-o restaurar em 1288. O Castelo possuia uma muralha em pedra a toda a volta, e a sua torre de menagem tinha 10 metros de altura, podendo ainda hoje ver-se os restos do lado virado para a vila. 
The Castle of Messejana is perched on a hill next to the Igreja MAtriz, at an altitude of 219 meters and is thought to have been built by the Romans. The Arab occupation rebuilt the Castle but the conquest of Messejana to the Moors, made by D. Sancho II in 1235 took it again to ruin, nevertheless D. Dinis had it restored in 1288. The Castle had a wall in stone All around, and its keep was 10 meters high, and still can be seen the remains of the side facing the village.

Sobreiro
Igreja Matriz de Messejana
Ruína do Castelo, Campanário da Igreja Matriz e a Via láctea
Vista da planicie com Messejana e Aljustrel ao fundo
Vista da planicie com Messejana e Aljustrel ao fundo
Ermida da Nossa Senhora da Assunção
Aguentinha do Campo