Victor Kato's profile

Projeto Aquaviário

O projeto de transporte aquaviário visa atingir as necessidades dos moradores das ilhas da Barra da Tijuca. Para isso o projeto teve como maior foco reprojetar este meio de transporte. Através de pesquisa e observação dos meios de transporte existentes no local, vimos que deveríamos modificar o casco, o sistema de bancos e de condução. Também introduzimos um sistema de rampa para que cadeirantes e idosos tivessem mais mobilidade. Além disso, criamos uma área destinada para bicicletas e compras.
O projeto e o modelo ficaram expostos na 10º Semana de Design da PUC-Rio em Novembro de 2016
Existem dois tipos de transporte publico na região, as chalanas (que podem ser comparadas a um ônibus) e os barcos táxi.
Nós optamos por trabalhar com os barcos táxi, por ser o meio de transporte que faz viagens mais longas e consequentemente em mais tempo.
Existem três principais categorias de usuários do barco táxi
Após uma pesquisa de campo e entrevistas levantamos as principais necessidades dos usuários nos barco táxi.
Os parâmetros foram escolhidos a partir do serviço ja prestado hoje, dos aspectos ambientais da região e nas necessidades dos moradores. 
Com base nos aspectos técnicos foram tomadas decisões como os locais dos paios o numero de assentos e o tamanho do barco.
O numero de assentos e o tamanho do barco foi pensado para manter ao mesmo numero de pessoas que são levadas hoje (2016), mas fornecendo mais conforto e novas funções. 
Um diferencial do projeto, foi a escolha de um motor elétrico, por ser menos agressivo para a natureza, ser mais silencioso e pela possibilidade de ser recarregado por luz solar. 
Foi pensado também no sistema de baterias e na adaptação do casco para fazer todas as ligações necessárias.  
Para o painel solar do barco escolhemos o modelo Thin Film que é um painel maleável, permitindo se adaptar a estrutura e a aguentar aos mesmos esforços que a estrutura da capota do barco.  
Para o ambiente das ilhas da barra existiam duas primeira opções de casco para usarmos, o casco plano que é o já usado ou o catamarã. Porem, o casco plano é relativamente estável e o catamarã exige um raio de curva bem extenso. 
Por isso fizemos um estudo junto a uma empresa de engenharia naval do Rio de Janeiro para encontrarmos o casco ideal, o casco em questão é um casco com a proa em V que vai se tornando plano abrindo duas canaletas nas laterais, o que previne a perda de potência que ocorre nos cascos de frente plana e permite a criação de um bolsão de ar nas laterais que deixam o barco mais estável durante as viagens. Como material do casco foi eleito a fibra de vidro.  
Após a definirmos o casco foi possível criar o convés deixando, prevendo os locais dos coletes e os acessos as baterias. O convéns foi projetado para ser de fibra de vidro com as estruturas de teto e guarda corpos em aço.  
Após a parte estrutural estar pronta iniciamos o projeto dos itens do barco, o primeiro foi a cadeira dos usuários, projetamos cadeiras pivotantes, permitindo o acesso de cadeiras de rodas, além disso amplia o espaço interno do barco na ausência dos usuários, possibilitando carregar cargas maiores. As cadeiras também tem ganchos na parte inferior do assento para permitir que os usuários pendurem sacolas, impedindo que elas fiquem em contado com o chão do barco ou rolem dentro da embarcação. A cadeira foi projetada para ter estrutura em alumínio e acento em PP. 
Após projetarmos a cadeira criamos um modelo de sistema para podermos validar dimensões e estruturas.
Projetamos também a cadeira do comandante, nesse caso levamos em conta que ele passa cerca de 8h do seu dia trabalhando, por isso fizemos a cadeira com dimensões maiores para ficarem mais confortáveis, além disso somamos a cadeira a posição de assento meio sentado o que permite que o comandante mude de posição durante o dia (em transportes aquaviários é permitido a condução em pé ou semi sentada, essa posição é muito adotada em lanchas). A cadeira do comandante assim como a do passageiro é estruturada em alumínio e e com assentos em PP (polipropileno).
Assim como o assento dos usuários, criamos um modelo para validação da cadeira do comandante. 
Projetamos um painel de comando novo, nos barcos atuais os comandantes fiam na popa do barco comandando pelo braço do motor, em nosso projeto colocamos o comandante mais próximo da proa do barco, além disso o volante permite que ele fique em uma posição ergonomicamente correta, além disso foi projetado um painel flutuante, sendo estruturado só por um lado, o que permite que o comandante tenha mais espaço para as pernas além de manter a proa visualmente mais limpa e ampla. o painel foi projetado para ser de fibra de vidro e interligado ao convés.  
Para o auxilio de cadeirantes, idosos e usuários com muitas bagagens, projetamos uma rampa que fica na proa do barco, o sistema da rampa permite que ela seja acoplada em decks acima ou abaixo do convés do barco, permitindo assim ser usada em marés baixas ou altas. 
Também criamos um modelo e validamos a estrutura e o sistema da rampa.
Projetamos também a estrutura das capotas com espaços para os painéis solares. As capotas foram projetadas para ser de fibra de vidro assim como o convés e o casco do barco.
Após o termino da estrutura fizemos um estudo de cores para o barco baseado nas cores encontradas nas Ilhas da Barra.
Gerando assim o modelo final do barco.
Projeto Aquaviário
Published:

Projeto Aquaviário

O projeto de transporte aquaviário visa atingir as necessidades dos moradores das ilhas da Barra da Tijuca. Para isso o projeto teve como maior f Read More

Published: