empty set: university as political space

empty set: design collective
a universidade como espaço político

design de comunicação
belas-artes de lisboa 2016
Ana Catarina Lourenço
Ana Tavares
Filipe Martins

A universidade é um espaço político quando nela ocorre discurso e acção.
Actualmente, em espaços informais da faculdade, surgem de forma espontânea momentos em que se desencadeia a partilha de intenções e o exercício do pensamento crítico de forma colectiva. Na procura de um espaço que incentivasse este tipo de atitude de reflexão e consciência crítica, desenvolvemos o conceito de microespaço: um lugar não necessariamente lectivo e ocupado de forma efémera, ou seja, pela duração de uma acção orientada pelo colectivo empty set. Que tipo de espaços na faculdade promovem estas atitudes e acções?
É com a análise e o desenvolvimento destes espaços não-lectivos, através de uma investigação contínua e da promoção de eventos/workshops denominados layers, que o projecto empty set se conduzirá. Operando numa base de reflexão, os layers iniciais vão gradualmente evoluindo no sentido de originar sessões colectivas de expressão e/ou produção livre, modelando e experimentando progressivamente o espaço.
Agradecimentos a Cristina Feijó, Inês Lourenço, Inês Pires, Mara Abreu e Marta Gaspar pelas fotografias aos objectos editoriais.
empty set: university as political space
Published:

empty set: university as political space

Empty Set is a design collective that tries to understand the connection between the university, politics and design.

Published: