Luisa Wolff's profile

Fashion show l Mímesis

Fotografia e edição - Guilherme Dimatos
Modelo - Marina Ilha Zimmermann
Produção - Luísa Wolff
Editorial externo. Produção das alunas de Design de Moda da UDESC. 
Fotografia - Guilherme Dimatos
MAPA DO DESFILE

Os três looks oficiais costurados e desfilados no OCTAFashion 2016
LOOK 3
LOOK 2
LOOK 1
O CONCEITO
  A coleção parte de uma experiência vivida dentro do grupo de teatro comunitário Teatro do Canto, no Canto da Lagoa, em Florianópolis. Com esta vivencia, compreendeu-se um mundo no qual pessoas com histórias e vidas diferentes, advindas de diversos lugares e situações, reunem-se em busca de lutarem juntas  contra os problemas vividos na comunidade do Canto da Lagoa. E fazem-no através da arte: do Teatro. 

   Pude participar de suas reuniões e anotar em meu caderno as conversas e processos de criação coletiva do grupo. Buscando trazer um discurso de cooperação, compreensão e construção de novos diálogos a respeito da criação para a Moda, surgiu Mímesis. Sua "musa" foi inspirada nas mulheres do grupo: fortes, determinadas e sempre dispostas a aprender e ensinar ao restante, colaborando para o crescimento mútuo. Os vestidos, feitos em Moulage, buscam a construção de uma nova silhueta feminina, com tecidos fluidos e transparentes em sobreposições. A seda foi a fibra mais utilizada, em musselines e diversos crepes. O design têxtil foi pintado à mão em seda branca, buscando representar o encontro de diferentes "tons" e argumentos pela fluidez das cores em aquarela.

   O resultado  é uma coleção leve e elegante de vestidos em tons terrosos, podendo adequar-se a moda festa ou casual, dependendo da necessidade e ocasião.
PAINEL IMAGÉTICO

A fluidez no encontro das cores quentes com as frias contrasta com a delimitação das posições políticas de cada indivíduo – ora mais metódico, com um discurso construído e bem lapidado, ora inocente, aberto a absorver novos conhecimentos e mudar completamente de opinião.  
Esse é o cenário trazido em debate: o diálogo entre experiências em busca de um novo discurso compreensível a todos.
LIFESTYLE

O indivíduo que norteia a coleção é uma mulher, entre seus 20 e 35 anos de idade. Esta é ativa em sua comunidade, usufruindo dos espaços públicos para encontros e principalmente debates com a sociedade na qual se insere. É ativamente política no sentido de que está sempre buscando novos diálogos e questionando os problemas locais, vividos no cotidiano. Esta mulher foi inspirada nas cerca de 35 mulheres que compõe o coro de 40 pessoas do grupo Teatro do Canto e que deram o norte a esta pesquisa.
CARTELA DE CORES

O encontro entre tons frios e quentes denota um diálogo entre vontades internas presentes no indivíduo e de que forma ele as transmite para o outro. 
O vermelho e o laranja trazem a energia de fazer acontecer, enquanto os azuis auxiliam na comunicação e no sentimento de comprometimento com a causa que todos devem exercitar. Como base desta conversa, há tons neutros de amarelados, que auxiliam a fundamentar essas necessidades.
CARTELA DE MATERIAIS

Há dois materiais: o crepe e a musseline de seda. O crepe está presente de duas formas. Em sua forma lisa, georgette, apresenta-se um tanto firme, ainda que fluido - são os diversos argumentos que constroem o discurso. Em sua forma com nervuras, chiffon, é opaco e mais pesado, pois atribui aos argumentos as experiências pessoais do indivíduo. Por fim a seda, tecido leve com altíssimo índice de absorção, traz a capacidade humana de apreender novos pontos de vista - novas cores -, conquanto ainda transparece por baixo o discurso anterior - os outros tecidos.
DESIGN TÊXTIL

O design têxtil da coleção é uma pintura manual em seda pura, utilizando aquarela silk sobre o tecido molhado e amassado. A cor mais clara foi aplicada nas partes que ficaram sobressalentes ao amassado e, por causa da água, percorre o tecido até encontrar-se com a cor mais escura, aplicada nos “vales” formados. O aquarelado representa aqui o encontro espontâneo e improvisado entre divergentes opiniões, posicionamentos e embasamentos teóricos que ocorre em debates.
MOODBOARD

Fluidez e rigidez, contrastes entre os opacos e as transparências do que escolhemos apresentar como nós mesmos a outrem. Cores antagônicas que misturam-se em busca não de uma terceira, mas do encontro delimitado entre elas. A convivência entre diversas pessoas, com divergentes opiniões e vivências.
Esses são os elementos que compõem o discurso de Mímesis.
PARÂMETROS DE MODA

Partindo da forma tida nos anos 50 como feminina, as características base da modelagem são os corpos estruturados, ainda que fluidos, as cinturas bem demarcadas e as amplas saias rodadas, feita em moulage. Sobre esta, foram adicionadas estruturas, saias que representam os novos argumentos adquiridos ao longo da vida para a sobreposição de novos discursos na construção de uma nova silhueta.
A COLEÇÃO
EDITORIAL DO PRIMEIRO LOOK
Fotografia e edição - Guilherme Dimatos
Modelo - Marina Ilha Zimmermann
Produção - Luísa Wolff
FICHAS TÉCNICAS
FOTO FINAL DO DESFILE - OCTAFASHION 2016
Fashion show l Mímesis
Published:

Owner

Fashion show l Mímesis

Fashion collection with handpainted silk and moulage shaping Fashion show event production for over 2000 people Fashion illustration paper and Read More

Published: