Bianca Pinheiro's profile

Texto: Como Trabalhar Sua Marca Pessoal

Como Trabalhar sua Marca Pessoal

O seu nome no mundo corporativo equivale à sua marca pessoal. Esta, por sua vez, é construída ao longo da sua trajetória, com base no seu histórico profissional, no seu grau de comprometimento, na qualidade do seu relacionamento com as pessoas, e também nas suas atitudes. É muito importante cuidar dessa marca, ela pode abrir ou fechar muitas portas ao longo da sua carreira. E, em tempos de crise, é mais importante ainda. Por isso selecionei 6 itens essenciais para te ajudar a cuidar da sua marca pessoal. Vamos lá?

1. Seja você mesmo(a)!

Toda boa marca tem uma personalidade própria, um conjunto de características que a torna única, uma bandeira (ou slogan – algo no qual aquela empresa acredita / sua missão), e um estilo que rapidamente nos remete a ela quando vemos aquela linguagem específica em algum veículo de comunicação - assim como as pessoas! Cada pessoa tem também um conjunto de características que a torna única, um sonho ou algo no qual ela acredita, e uma forma própria de se comunicar (algumas utilizam mais do humor, outras preferem um tom mais sério, umas falam pouco, outras são mais falantes, etc). Reflita sobre as suas características pessoais e seu estilo de trabalho, com certeza terá uma lista de fatores dos quais se orgulha e que podem “falar” a favor da sua marca.

2. Admire
Teve dificuldades em elencar suas características no exercício acima? Tudo bem. Reflita agora sobre pessoas que você admira. Podem ser pessoas do seu círculo familiar ou de amizades, e também pessoas famosas. Escreva os nomes em um papel.

Agora pense sobre cada pessoa e quais são os fatores que a torna admirável. Escreva os fatores de cada uma e verá que, muitos deles serão repetidos, e você provavelmente já os tem, ou talvez queira desenvolvê-los melhor em si mesmo(a). A partir daí você identifica algumas características, princípios, ou até sonhos que possui. Está conseguindo fazer uma imagem mental da sua marca? Agora vamos ao próximo passo:

3. Questione
Nem sempre a imagem que acreditamos passar (ou que queremos passar) é a imagem que realmente passamos aos outros. Converse com pessoas das quais confia (e, portanto, sabe que serão sinceras) e pergunte qual é imagem que elas têm de você. Estamos falando de sua imagem profissional, então vale amigos e familiares, mas é importante que algumas das pessoas já tenham feito algum tipo de trabalho com você: seja na mesma empresa, ou um cliente ou fornecedor seu, um trabalho acadêmico ou até trabalho voluntário. Quanto mais respostas você tiver, mais próximo da imagem que você realmente transmite você vai chegar. E então, compare a imagem que elas tem de você, com a imagem que você deseja passar e identifique os gargalos: quais características que as pessoas vêem em você que são positivas e você não havia identificado na auto análise? Quais você preferiria que não fizessem parte da sua imagem e como você pode melhorar isso? É um aprendizado contínuo, mas ao mesmo tempo muito valioso.


4. Comunique-se
Se você não diz que está insatisfeito com algo, ou que está muito feliz por algum motivo, ninguém vai saber e não vão relacionar aqueles assuntos a você. É importante se comunicar e mostrar às pessoas suas opiniões (quando apropriado, claro) e também ouvir as opiniões dos outros. A partir do relacionamento com o outro aprendemos muito, e você não quer que sua marca pessoal seja de alguém egoísta e exibido(a) a ponto de só falar de si mesmo(a), sem querer dar importância às pessoas, certo? Isso afastaria elas de você, e relacionamentos, como disse no início do texto, são importantes na sua trajetória profissional. Através deles temos feedbacks e a possibilidade de melhorar sempre.


5. Tenha atitude
Aja de acordo com o que diz. Se prometeu algo, cumpra. Se não puder cumprir, avise com o máximo de antecedência possível, assim a pessoa pode procurar outra solução. Peça ajuda se preciso, mas honre a confiança que depositaram em você. Sempre. Simples assim.


Essa é a atitude mais importante na construção da sua marca.

6. Não seja perfeito(a) o tempo todo
Você sabe por que algumas marcas são bem sucedidas nas redes sociais? Porque cada vez mais o consumidor quer ver as empresas agindo como pessoas. E pessoas tem qualidades e também tem defeitos. Costumamos desconfiar quando uma marca ou pessoa é muito certinha e não comete erros, pelo simples fato de que isso não existe na vida real. Ninguém é perfeito, todos estamos aqui para aprender. Portanto, lembre-se do item 1 e seja você mesmo. Tudo bem que os outros saibam que erramos, desde que a lição tenha sido aprendida e nós tenhamos tomado as atitudes necessárias para consertar ou minimizar os danos do erro.  
Viu como fácil trabalhar sua marca pessoal? Escreva suas dúvidas ou sugestões aqui nos comentários!



Texto: Como Trabalhar Sua Marca Pessoal
Published:

Owner

Texto: Como Trabalhar Sua Marca Pessoal

Texto: Como Trabalhar Sua Marca Pessoal Por: Bianca Pinheiro Originalmente publicado em: http://dotipickles.com.br/index.php/2016/10/06/como-trab Read More

Published: