Felipe Madeira's profile

Sobradinho

Furniture
ESCRIVANINHA SOBRADINHO
Projeto de Felipe Madeira
Projeto Pessoal 
Nono período de Projeto de Produto - UFRJ


Prêmiado - Prêmio Salão Design 2017 - Categoria Estudante - Espaço de Escritório

O home office é uma tendência mundial e envolve 32,5% de sua população economicamente ativa, totalizando cerca de 1 bilhão de pessoas praticando este método. No Brasil, desde 2014, um notável aumento de empresas que permitem esta modalidade pode ser notado. Neste mesmo ano, foi constatado a estimativa de cerca de 12 milhões de brasileiros atuando em suas empresas remotamente.

Este panorama mostra que o trabalho vem se conectando cada vez mais à casa do trabalhador. Como criar, a partir de um móvel, um ambiente que integre a casa ao trabalho, sem separar estes espaços? A reflexão sobre o tema é traduzida em uma escrivaninha, batizada de Escrivaninha Sobradinho. Alternativa que corresponde às funções requisitadas por usuários de home office. Descontraída, reformula o local de trabalho e apoiando-se na ludicidade de sua forma, quase óbvia. Evidenciando leveza do trabalho em casa, não fazendo deste espaço um escritório frio e árido, como o que se vive no trabalho.

Sua estrutura metálica (wireframe), serve como um casulo que, embora sem paredes, delimita virtualmente seu espaço, priorizando o foco. Sua marcenaria, evoca a quentura da madeira (painel pinus), para estabelecer calma e concentração. O tampo possui laterais elevadas, ideais para colar post-its ou recados, gavetas e um compartimento (no centro do tampo) para organizar cabos, fontes e carregadores. Usos simbólicos, estéticos e funcionais que acredito serem indispensáveis para a boa integração Trabalho x Casa x Usuário.

Detalhe do compartimento para fios

Fotos de Brínea Costa
brinea.costa@gmail.com




Sobradinho
Published:

Project Made For

Sobradinho

Escrivaninha Sobradinho Projeto de Felipe Madeira Projeto Pessoal  Nono período de Projeto de Produto - UFRJ

Published: