Sara Brito's profile

Breves notas sobre o livro

Breves notas sobre o livro, projeto Livros Insubstituíveis: o livro como objeto de experimentação
O projeto Livros Insubstituíveis: o livro como objeto de experimentação propõe o desenvolvimento de um estudo/investigação em torno do referente livro que culmine na materialização de um objeto editorial, portador de uma visão pessoal — reflexiva e crítica — sobre o tema.
Breves Notas Sobre o Livro é uma reflexão em torno da percepção do livro enquanto objeto formado por camadas de informação gráfica. A pesquisa realizada neste sentido está refletida na primeira componente do projeto – arquivo – no qual se pretende expor de uma forma clara e concisa, todas as referências que suportam a linha de pensamento enunciada. O arquivo assume um carácter explícito, pouco interventivo e experimental. Ainda assim, a sua estrutura física e a forma como está fragmentada, antecipam os conceitos «postos em prática» na fase seguinte. 

A pesquisa contida no arquivo, deu origem à realização do objeto principal do projeto – um livro – que mantém a ideia de uma certa manualidade, conseguida através do equilíbrio da página e das manchas de texto que deixam transparecer a própria textura das imagens. As referências arquivadas convertem-se na matéria compositiva do livro, sobre a qual se exerceram diversas experimentações em torno dos conceitos de desconstrução, equilíbrio e (i)legibilidade da página. 
Breves notas sobre o livro
Published:

Breves notas sobre o livro

Breves Notas Sobre o Livro é uma reflexão em torno da percepção do livro enquanto objeto formado por camadas de informação gráfica. A pesquisa re Read More

Published: