Texto: O Legado das Paralimpíadas
O Legado da Paralimpíada Rio 2016

No início dos jogos olímpicos Rio 2016 eu postei o texto “O que Podemos Aprender com os Atletas Olímpicos” apontando algumas características em comum entre os atletas profissionais, e os profissionais de diferentes ramos de negócio (leia aqui). E hoje, no encerramento da Paralimpíada, senti a vontade de escrever um texto similar, agora sobre os atletas paralímpicos.

 No intervalo entre o final dos jogos olímpicos e início dos jogos paralímpicos, vi na internet a seguinte frase: “Saem os atletas, e entram os super heróis”. E acho que ela ilustra muito bem a nossa sensação como expectadores ao imaginar como seria assistir às competições dali pra frente, pois sabemos que aquelas pessoas que iriam competir ali enfrentam diariamente desafios inimagináveis para aquelas que não tem nenhum tipo de deficiência. Só quem enfrenta essas dificuldades, ou acompanha de perto alguém que enfrenta tem idéia do que elas passam no dia-a-dia para realizar atividades corriqueiras. Essas pessoas são vencedoras já no dia-a-dia, e são exemplos de superação em muitos sentidos (das dificuldades, dos preconceitos, da acessibilidade precária na infra estrutura das cidades, etc). Depois que se iniciaram os jogos, a frase se fez cada vez mais real, pois é quase inacreditável a performance e a garra que esses atletas apresentaram, e a admiração e orgulho que eles despertaram nos expectadores.

Acredito que eu não traria nada de novo se dissesse como essas pessoas são exemplo de superação, e a lição de vida que elas passam de simplesmente estarem ali. Nem seria novidade dizer que todos os quesitos de dificuldade enfrentados pelos atletas olímpicos também estiveram presentes, só que dessa vez potencializados pelas condições dos atletas. O conceito de superar a si mesmo não poderia estar tão presente em uma competição como esteve nesses jogos paralímpicos, e nem o bom humor! O sorriso e a alegria vinham fáceis em todas as competições, aparecendo nos atletas e sendo refletidos pela torcida. E o Brasil fez muito bonito, compareceu, aplaudiu de pé, cobrou a transmissão da abertura do evento nas TVs abertas, deu orgulho!

É difícil colocar em palavras tudo o que podemos aprender com esses atletas. Talvez a lição mais importante seja acreditar em si mesmo, dando o seu melhor ao fazer aquilo que você quer verdadeiramente; porém a lição mais valiosa que podemos ter como sociedade é, sem sombra de dúvida, a inclusão. Acredito que, assim como na Paralimpíada, seremos cada vez mais surpreendidos positivamente por esses heróis, principalmente se o legado dos jogos for cada vez mais inclusão social, valorizando todas as pessoas como únicas, e com grande participação e contribuição para a sociedade, pois só assim aproveitaremos verdadeiramente nosso potencial de sermos HUMANOS.

E para você, qual foi o legado das Paralimpíadas?



Originalmente publicado em: Doti Pickles
Texto: O Legado das Paralimpíadas
0
34
0
Published:

Texto: O Legado das Paralimpíadas

Texto: O Legado da Paralimpíada Escrito por: Bianca Pinheiro Originalmente publicado em: http://dotipickles.com.br/index.php/2016/09/18/o-legado- Read More
0
34
0
Published: