• Add to Collection
  • About

    About

    Atlética Comunica Puccamp - Jogos Universitários de Comunicação e Artes 2016 Peças: - 10 fatos sobre o JUCA para facebook / Illustrator e Photos… Read More
    Atlética Comunica Puccamp - Jogos Universitários de Comunicação e Artes 2016 Peças: - 10 fatos sobre o JUCA para facebook / Illustrator e Photoshop - Bata da delegação / Illustrator - Projeto de faixa / Illustrator - Camiseta Brigada Puccamp / Illustrator e Photoshop - Adesivos Jogos sem Opressão / Illustrator Read Less
    Published:
Quando se pensa no JUCA, a primeira coisa que vem à cabeça dos bixos e bixetes é que este evento será semelhante àquela viagem para Porto Seguro com direito ao vexame na passarela do álcool. Tá ‘serto’! De malas prontas, com suas mochilinhas da nas costas, vão lá os bixos e as bixetes rumo ao que acham que será a reedição de Porto. Tá ‘serto’!
Já vocês veteranos/as, “pessoas sérias e responsáveis”, com seus espíritos esportivos aflorados, têm como lema a integração entre as faculdades, ver as baterias sempre tocando juntas na final, o amor no ar, não importa quem ganhe,
Só que não.
Nos próximos dias, vamos por nossos pés na realidade e listar os 10 fatos incontestáveis sobre esse grande armário de Nárnia universitário chamado JUCA.

1- Se não foi de alojamento, você não foi no Jogos. Volte e faça isso direito
Você pertence à casta dos estudantes. Acha que já é comunicador, mas não é! Seja realista: hotel? é sério? Seja estudante, seja RAIZ e vá de alojamento. Neste lugar você aprenderá lições valiosas, como acordar/urinar na barraca de um estranho; cair de bêbado antes de chegar em seu colchão de ar; não ver problema algum em quando ele furar, pois outras coisas serão mais importantes.
Você viverá por dias sem um banho quente; substituirá aquele colchão furado por roupas sujas; como também vai descobrir que sua barraca é uma espécie de Triângulo das Bermudas, podendo misteriosamente sumir; mas o mais importante, você estará no lugar mais divertido dos Jogos.

2-Sua alimentação (não) será balanceada
Depois de horas de viagem, mais cinco horas arrumando um lugar para se alojar, você lembrará que tem estômago e que ele está vazio. Só que nessa viagem a mamãe e papai não vem com você, ou seja, você terá que se virar sozinho. Talvez essa seja sua primeira empreitada adulta, portanto, uma boa dica é seguir o manual básico de alimentação do Jogos, isto é, cerveja e cachorro-quente. Esse será um ciclo sem fim de uma alimentação inesquecível.
Lembrando que serão 4 dias sem cagar, comigo veio e comigo vai voltar.

3- Você entenderá o real sentido do BAND-AID em sua vida
Não, esse não é um texto patrocinado pelo Johnson & Johnson. Trata-se do procedimento sagrado para a sobrevivência de seus dedos, uma vez que você, ritmista da Batuca, irá ditar o ritmo dos 4 dias de jogos. Não sabemos se o consumo de álcool ou o curativo cicatriza mais rápido, mas a combinação deles com altas doses de emoção te faz suportar até o último momento do Juca.
4- Você ACHA que aguentará todas as baladas
Abriram as vendas do pacote do JUCA. Você está ansioso e corre até a Atlética para comprar tudo, até chaveiro (?!). Faz aquele empréstimo com seus pais, avós, tios, banco e amigos. Gasta uma grana para este evento único, como se fosse o último de sua vida. Mas sempre comete o mesmo (clássico) erro: considerar-se o Highlander dos jogos.
Normalmente, é o mesmo ser humano que “queima a largada na balada” e chega tropeçando nas barracas pelo caminho. No fim, tudo dá certo; você vai que nem um zumbi pela noite, cochilando pelos cantos ou voltando logo no primeiro ônibus. Faz parte.

5- Você encontrará ao menos um Jurássico no JUCA
Não importa que esse seja o 10º JUCA deles: eles sempre falarão que é a última vez e que já não têm mais idade pra isso; tudo isso após um longo discurso sobre como a época deles era melhor, como eles bebiam mais, causavam mais, brigavam mais. E por algum motivo que não sabemos explicar, eles SEMPRE falam do alojamento da época como se tivessem vivido na Faixa de Gaza, porque eles sim eram das raízes. São os amados Jurássicos – toda Faculdade tem os seus. Na imensa maioria são os mais gente boa, o que talvez seja a consequência de tantos Jogos em suas vidas.
“Até quem tem mais idade, que é da VELHA GUARDA do meu coração.”

6- Triângulo das Bermudas das amizades
Algo muito místico acontece no JUCA. Todo mundo da sua faculdade de repente vira amigo de infância; vocês fazem parte de uma família e se identificam por apenas cursarem a mesma faculdade. Bebem juntos, se abraçam, brigam uns pelos outros por vestiram a mesma cor de camisa, são parceiros e isso se dá porque estão defendendo o mesmo escudo. Aí chega aquele momento triste do fim dos jogos. Você volta abatido para realidade da sala de aula e, quando se dá conta, nunca mais encontrou aquele cara que bebeu, brigou, gritou, chorou e vibrou com você; ele simplesmente sumiu e você só o verá novamente nos próximos Jogos. Por um motivo bizarro essas pessoas somem e vão para o Triângulo das Bermudas das Amizades no JUCA.

7 – Passará uma semana após o JUCA e você ainda cantará os hinos entoados pela Brigada.
Uma espécie de lavagem cerebral quase incontrolável acontece: quando você menos percebe a bateria já está tocando em seus ouvidos e sua boca estará sussurrando as letras sem nenhum erro; só que dessa vez, sem a cachaça na mão e com uma prova de teoria da comunicação na sua frente.
8- Cerveja é infinita 
Você aprenderá que cerveja é a bebida oficial da torcida e que ela nunca acaba.

9- Você pode ser atropelado por uma “bicicleta”.
Fique ligado, o Albert Hofmann pode aparecer a qualquer momento e atropelar você.

10 – “Pedimos aos atletas...
Que joguem com raça.” 
Bata da delegação / Illustrator - créditos: Youri Comte
Cantora Valesca
Projeto de faixa 16m x 1,5m / Illustrator
Camiseta Brigada Puccamp / Illustrator e Photoshop
Adesivo Jogos sem opressão / Illustrator