Jogos Paralímpicos - Rio2016
RIO 2016
MARCA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

Desafio:

Depois de vencer, em 2010, a concorrência para a criação da Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no ano seguinte a Tátil foi convidada a desenhar a Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Nosso desafio era criar uma síntese que também fosse tridimensional, que expressasse Paixão e Transformação e traduzisse os valores do Movimento Paralímpico – coragem, determinação, inspiração e igualdade, materializando seu lema: Espírito em Movimento.
Começamos com um mergulho profundo no universo Paralímpico para desenhar as ferramentas estratégicas que nortearam o projeto. Conversamos com os atletas, suas famílias e as pessoas que trabalhavam diretamente com eles. Notamos, acima de tudo, que a energia com que eles falavam sobre suas trajetórias era contagiante e inspiradora, mostrando uma incomparável capacidade de superação. A partir dessa ideia, surgiram os primeiros insights.
Em vez de falar de performance, partimos em busca de um símbolo que traduzisse a energia infinita da superação e que, ao mesmo tempo, tivesse um reconhecimento imediato, intuitivo, inspirando as pessoas. Um ícone capaz de reunir códigos universais com associações positivas ao redor do mundo e, assim, celebrar os princípios do design universal. ​​​​​​​
Síntese da energia contagiante de um evento transformador, a Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é uma espiral capaz de entusiasmar e mobilizar. Uma representação tridimensional da garra inerente ao espírito paralímpico.  Um coração que pulsa com uma energia infinita, que nos humaniza e nos aproxima, reforçando a percepção de que por dentro somos todos iguais. 
Uma marca multissensorial, com formas, som e texturas que permitem que os atletas e as pessoas com todas as variações de sentidos possam experimentá-la. 
RESULTADO:

Aprovada por unanimidade pela Comissão Julgadora, ao ser experimentada, a Marca dos Jogos Olímpicos cria conexões poderosas com os atletas e as pessoas. Em 2016, além de representar visualmente o evento em produtos e campanhas, será transmitida para bilhões de pessoas em todo o mundo durante e depois dos Jogos.
Brand Direction

Oque é o Brand Direction?
Uma marca visualmente forte e conceitualmente relevante, com essência, pilares e atributos inspiradores, precisa também de uma ferramenta que ajude a gerenciar suas expressões. O BranDirection® é a ferramenta que tem como principal objetivo orientar todos os que trabalham com a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™. Uma bússola, que ajuda a nortear as escolhas e a direcionar as ações realizadas em nome dela. Ela traz no centro a essência para mostrar que tudo o que a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ faz precisa traduzir paixão e transformação. Em volta, aparecem os quatro pilares de comunicação. Cada pilar traz dois atributos que o qualificam. Cada atributo tem três níveis de preenchimento.
Antes de desenvolver qualquer peça ou ação de comunicação, das mais simples às mais estratégicas, tenha sempre à mão o BranDirection®. Pense nos quatro pilares e nos oito atributos que compõem a marca e leia novamente os textos de cada um deles. Tudo que a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ faz deve ter seus quatro pilares representados. Para isso, é preciso que pelo menos um dos atributos de cada pilar tenha um nível de preenchimento (intensidade alta, média ou baixa), de acordo com o objetivo que se pretende atingir. Dessa forma, você garante que todos os pilares estejam presentes na conceituação e na comunicação, combinando e equilibrando a linguagem visual e verbal da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™.
Jogos Paralímpicos - Rio2016
458
4357
22
Published:

Jogos Paralímpicos - Rio2016

Um coração que pulsa com uma energia infinita: o branding a serviço do design universal.
458
4357
22
Published:

Creative Fields