EGO - Quanto mais iremos produzir?
Quanto mais iremos produzir?
Minha ideia era criar um pôster que chamasse atenção para problemas ecológicos, então resolvi fazer sobre lixo, mas porque lixo? Já pararam para pensar que o mesmo nunca é parado de produzir? Em uma conversa com Weber, o senhor que me acompanhou na visita do aterro sanitário de Goiânia, me disse que eles tem funcionários trabalhando 24 horas, na parte de levar o lixo para o aterro, empilhar e compactar. Resumindo, lixo é produzido 24 horas por dia, todos os dias, ele não para.
Visando isso, selecionei algumas palavras para que pudesse trabalhar, entre elas estavam, “excesso”; “necessidade”; “poder”; “futilidade” e “ego”. Após pensar em cada uma para representar um todo, a selecionada foi “EGO”, talvez possa parecer um pouco sem nexo, mas quem nunca comprou algo apenas para se sentir bem, se sentir descolado, se sentir poderoso, impressionar alguém, para satisfazer seu ego, e não porque realmente precisa daquilo, talvez se parassem para pensar, toda vez antes de comprar algo, eu preciso? Se fizesse uma análise profunda, acredito que boa parte não compraria. Então minha escolha da palavra foi para representar justamente isso, podemos estar aumentando o lixo no planeta apenas pra satisfazer um desejo que talvez não seja de necessidade absoluta, mas que precisamos para satisfazer nosso ego, levantar nossa moral ou impressionar alguém.
A tipografia usada foi uma forma aproximada de Frutiger(1975) em caixa alta, pois Adrian Frutiger criou tal família de fontes para sinalizações do aeroporto de Paris que precisava de legibilidade a grandes distâncias, e usando a referência do aeroporto, fiz uma foto aérea para o pôster. Disse que foi uma forma pois deixei o “G” e o “O” menos orgânicos, deixando-os mais “retos”.
Portanto, a ideia principal que o pôster chama atenção é, o EGO pode parecer algo tão pequeno para você, mas para o mundo ele é enorme e nunca vai parar de ser produzido, até quando você quiser. Aquele segundo celular, computador, aquelas sacolas a mais no supermercado, ele é necessário?
E o título do pôster “Quanto mais iremos produzir?”, chama atenção para isso, quanto mais “produzirmos” ego, mais iremos produzir e mais iremos acumular.
Link do video em HD no YouTube: https://youtu.be/YD5xFDIbTuU
EGO - Quanto mais iremos produzir?
14
168
1
Published:

EGO - Quanto mais iremos produzir?

Trabalho de materialização tipográfica.
14
168
1
Published:

Tools

Creative Fields