Ricardo Afonso's profile

Exposição | As Cidades [In]visíveis

O projeto apresentado a seguir reúne uma exposição fotográfica realizada durante a disciplina de Fotografia I, baseada no livro As Cidades Invisíveis de Italo Calvino. Os aspectos básicos da exposição foram inspirados especificamente pela cidade de Laudômia, presente no livro, e narrativa do autor.
        
"Para descobrir quanta escuridão existe em torno, é preciso concentrar o olhar nas luzes fracas e distantes."
- CALVINO, Italo
"Mas a característica particular de Laudômia é a de ser, mais do que dupla, tripla; isto é, de compreender uma terceira Laudômia, que é a dos não-nascidos." (CALVINO, 1990, p. 59)
"Laudômia, como todas as cidades, tem a seu lado uma outra cidade em que os habitantes possuem os mesmos nomes: é a Laudômia dos mortos, o cemitério." (CALVINO, 1990, p. 59)
"Os viventes de Laudômia frequentam a casa dos não-nascidos, interrogando-os; os passos ressoam sob os tetos vazios; as questões são formuladas em silêncio: e é sempre deles próprios que perguntam os vivos, não daqueles que virão; alguns se preocupam em deixar uma ilustre memória de si, outros em encobrir as suas vergonhas..." (CALVINO, 1990, p. 60)
"Muito justa, Laudômia confere um domicílio igualmente vasto àqueles que ainda vão nascer; claro que o espaço não é proporcional ao seu número, que se supõe infinito, mas, sendo um lugar vazio, circundado por uma arquitetura repleta de nichos e reentrâncias e cavidades, e podendo-se atribuir aos não-nascidos a dimensão que se deseja..." (CALVINO, 1990, p.59)
"As ruas da Laudômia dos mortos são largas apenas o bastante para que transite o carro fúnebre, e são ladeadas por edifícios desprovidos de janelas; mas o traçado das ruas e a seqüência das moradias repetem os da Laudômia viva e, assim como nesta, as famílias são cada vez mais comprimidas em compactos nichos sobrepostos." (CALVINO, 1990, p. 59)
Exposição | As Cidades [In]visíveis
Published:

Exposição | As Cidades [In]visíveis

O projeto apresentado a seguir reúne uma exposição fotográfica realizada durante a disciplina de Fotografia I e baseada no livro As Cidades Invis Read More

Published: