Daniela Moro's profileGabriel Tomich's profile

3º lugar - Infopoint (Concurso Projetar 016)

3º lugar - Infopoint Olimpíadas (Concurso Projetar 016)

Daniela Moro, Gabriel Tomich, Pedro Junger
2016
O acontecimento das Olimpíadas de Verão de 2016 no Rio de Janeiro consolidará o Brasil como nação capaz de sediar e organizar megaeventos e, assim como na Copa do Mundo 2014 e na Rio+20, milhares de turistas se voltarão para a capital carioca com o objetivo de viver a experiência dos jogos. O Infopoint aparece com o objetivo de recepcionar estes turistas nas areias de um dos cartões postais da cidade, a praia de Copacabana.

Assim como o novo MIS, localizado em frente à proposta, o Infopoint constitui uma extensão da calçada de Copacabana, ao se extende a partir do piso do calçadão sob a transparente estrutura temporária de andaimes. Sabendo que megaeventos em geral são geradores de resíduos provenientes de obras de grande porte, a proposta de reutilização de materiais vindos dessas obras se faz necessária e, dessa maneira, a obra do MIS é capaz de fornecer materiais para reuso no Infopoint. Andaimes e placas de compensado, oriundas de formas e tapumes, constituem a materialidade do edifício, juntamente com telhas onduladas de diferentes graus de opacidademateriais baratos que permitem uma rápida montagem sem a geração de resíduos ou deformação da faixa de areia da praia
diagramas - concepção / possibilidades
isométrica explodida
corte transversal
sistema construtivo
Visualmente, o caráter temporário da estrutura de andaimes não retira o protagonismo da forte contemporaneidade do MIS nem compete com os antigos residenciais da orla, mas sim reforça a sua própria efemeridade.  No mesmo nível do calçadão, o Infopoint caracteriza-se como a extensão do domínio público e permite que os usuários transitem livremente em seu espaço.

Passadas as Olimpíadas, o futuro da estrutura temporária está nas mãos da comunidade: ela deve permanecer, desta vez com outros usos? Ou ela deve ser desmontada e seus materiais reutilizados em outras obras na cidade do Rio? O ciclo sustentável de reuso dos materiais é capaz de permitir a verdadeira metamorfose arquitetônica.    
3º lugar - Infopoint (Concurso Projetar 016)
Published:

3º lugar - Infopoint (Concurso Projetar 016)

3º colocado em concurso de estudantes de arquitetura do portal Projetar.org para a proposta de um Infopoint para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Read More

Published:

Creative Fields