Madalenas é um pequeno projeto que nasceu em uma aula de semiótica do 5º período de Design Visual da Unochapecó. O professor Henrique Telles Neto definiu como avaliação a criação de imagens com temática social.

O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. Isso se deve a uma cultura extremamente conservadora, religiosa e machista, que naturaliza a violência contra travestis e transexuais. 
Representamos a modelo karla Muniz (militante pela UBM e presidente da UNA LGBT Chapecó) como Maria Madalena, que na história bíblica foi apedrejada por ser pecadora. Os pecados de Madalena nada eram além de machismo e conservadorismo, e ela, apenas um produto da sociedade patriarcal. O mesmo vale na sociedade contemporânea, que objetifica e nega a existência transexual. Ao ser julgada, Jesus, o filho e porta-voz de Deus, impediu que Madalena fosse apedrejada até a morte por escribas e fariseus. Entretanto, cristãos conservadores, que dizem seguir as palavras de Deus, fazem o papel contrário, apedrejando Madalenas todos os dias. A intolerância e a hipocrisia religiosa, aliadas ao machismo, são as bases que sustentam essa cultura transfóbica.

Idealização, produção e edição: Marcela Laskoski e Octavio Rocha.
Modelo: Karla Muniz.
Maquiagem: Rafael Felipe da Silva.
Madalenas
Published:

Project Made For

Madalenas

Projeto Madalenas

Published: