A NATUREZA
Base primordial do Candomblé
Nzambi, quando criou o universo, manifestou-se na Terra em diversas formas de energia.
Cada energia é uma divindade, uma manifestação de Deus na natureza. E cada energia da natureza, chamamos de NKISI.
“O Candomblé sempre dará bons frutos, àqueles que praticam o bem.”
NZILA
A vida é feita por escolhas, e cada escolha é um caminho que escolhemos nas grandes encruzilhadas do Destino. Cada caminho traz uma sorte de pessoas, energias e sentimentos para si, que enriquecerão a sua experiência na Terra. NZILA abre e guarda os caminhos e possibilidades, ensinando que devemos ter pés macios, para caminhos duros.
 
Não devemos, nem podemos, julgar a ninguém pela sua vida regressa. Somente a pessoa sabe os momentos em que a Vida abriu-lhe dois caminhos e lhe fez julgar qual caminho seria o melhor seguir, mediante sua própria experiência. A isso chama-se Livre-arbítrio. Cabe a nós julgarmos somente o que nos compete: os nossos próprios caminhos, e preocuparmo-nos com os caminhos que nós mesmos vamos seguir.
Ao nosso semelhante, ainda não nos cabe julgamento pelo que há de fazer, e sim o máximo de compreensão para os caminhos que deseja trilhar. O que nos compete, é sermos bons conselheiros e servirmos de exemplo de retidão e conduta, para que os seus bons caminhos, possam ser trilhados por outros.
Ao andar pelas estradas da vida percebi que o mais belo prazer da vida, está no pensar: pensar nos amigos, pensar na Família e em um dos mais e importante, você mesmo.
NKOSI
A melhor vitória, é aquela que não requer batalhas. NKOSI traz este espírito do verdadeiro guerreiro: entender e perceber que as batalhas da vida são como malhar o ferro bruto: é preciso ter não apenas força bruta, e sim paciência, perseverança, temperança, para que com o suor de seu trabalho, o resultado seja algo que propague o bem para si mesmo e para os seus.
Não é vergonha perder uma luta. Vergonha é não lutar, com medo de perder.
KATENDE
As folhas. Folhas que curam, que perfumam. Que embelezam, que trazem e carregam vida. Umas imensas, outras tão pequeninas, trazem consigo algo em comum: os segredos da magia da Natureza. E assim, KATENDE convida a aprender que a verdadeira Magia está na Harmonia e na Simplicidade de suas folhas. A entender que o verdadeiro encantamento está em perceber que para tudo há uma razão de ser, e que não há uma folha que caia, sem que haja um motivo maior. 
MUTAKALAMBÔ
Caça. Liberdade. Independência. Responsabilidade. Respeito. MUTAKALAMBÔ vem a nos dizer que somos responsáveis pela caça e cultivo dos alimentos dos nossos, mas ainda assim respeitando o grande provedor: a Natureza. Ele vem a nos esclarecer que a verdadeira fartura, não é grande quantidade de determinada coisa, o que desequilibraria toda a natureza. A verdadeira fartura está em termos o suficiente para nosso sustento, e estando assim mais equilibrados com a natureza, estamos mais equilibrados com os Nkinsis. Não busque a felicidade no que não possui. Seja feliz e contente com aquilo que tem, e serás externamente feliz. 
NZAZI
Do atrito de duas pedras chisparam faíscas; das faíscas vieram o fogo; do fogo brotou a luz da Justiça. A justiça que olha o autor de forma imparcial, e o julga mediante a lei-mor: a Lei do Merecimento. E o fogo mostra o senso de justiça, ao aquecer brandamente os justos e bons, e ao queimar até as cinzas, as iniquidades, vaidades e imperfeições dos transgressores. Nzazi mostra que o equilíbrio, a sensatez, a harmonia que reina na natureza, vem da transformação justa do fogo, e com isso, mostra que somos sim capazes de entender que recebemos apenas aquilo que merecemos, e nos chama a nos transformarmos em seres melhores.
NSUMBO
Tudo na terra tem um propósito: cada doença uma erva para curar, cada pessoa uma missão a cumprir. Nsumbo nos mostra que as chagas que venhamos a carregar em nossos corpos são frutos do desrespeito ao nosso espírito e ao nosso semelhante. Ele nos ensina que na Terra há o suficiente para satisfazer as necessidades de todos, mas não para satisfazer a ganância de alguns. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.
KITEMPO IABUNGANGA
Existe um tempo certo para cada coisa, um momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol: Tempo de nascer, Tempo de morrer; Tempo de plantar, Tempo de Colher. Iabunganga nos guia por essa estrada que deixa perguntas, mostra respostas, esclarece dúvidas, mas acima de tudo, nos traz verdades. E assim, Ele nos mostra que o Tempo tem uma maravilhosa e sutil forma de nos mostrar o que realmente importa. 
 
Um verdadeiro Rei, é aquele que guia seu povo a tempos de Paz, Justiça, Fartura, Segurança e Responsabilidade. E são esses espíritos que devemos revigorar e reascender todos os dias, as vermos a bandeira branca de nossa nação, a bandeira de Kitempo. E é essa bandeira branca que se faz a nossa estrela-guia, que nos mostra que para quem sabe para onde voltar seus olhos, e elevar seus pensamentos, haverá sempre um Rei a nos liderar rumo a grandes conquistas.
HONGOLO
As respostas dos Nkinsis aos nossos anseios são como o Arco-íris: aparecem quando menos esperamos. Hongolo traz a mensagem de que se estiver pensando em desistir de algo, veja por outro ângulo: talvez você encontre uma nova solução, uma outra forma de ver... de sentir. E assim sentirá seu mundo transbordar com luzes vibrantes e assim, entender os mistérios da Felicidade. 
NVUNJI
Contribua com a sua parcela para tornar este mundo mais belo. Um pequenino gesto, uma ação insignificante, podem melhorar muito o ambiente em que nos encontramos, elevar o entusiasmo de quem está desanimado, reanimar aquele que está desiludido. Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes, a coragem de quem estava por fraquejar. NVUNJI nos ensina que o segredo da vida é a simplicidade de ser feliz, e que ser feliz é simples. 
MPANBULUSEMA NVULA
Ventos, raios, chuva. A tempestade da mãe natureza que conecta os céus e a terra. Mpanbulusema Nvula traz em si os ventos que levam o necessário e trazem o suficiente. A chuva que lava, e os raios que brilham a alma. E depois da tempestade, dá a certeza da bonança de um coração que se acalme, uma harmonia que se instale, e uma felicidade que permaneça. 
NDANDALUNDA
Mãe. Mãe por natureza, e por que não dizer Mãe-Natureza. A mãe natureza não tem limites, expande seus domínios sobre a terra, as águas, o ar e o subsolo, de forma interligada e absolutamente harmônica, compondo um conjunto de rara beleza e extrema fragilidade. E assim Dandalunda lhe chama a partilhar de sua riqueza de amor, carinho, fertilidade, compaixão, sabendo que a verdadeira riqueza do ouro não vem de acumulá-lo, e sim de partilhá-lo com os seus.
 
NATUREZA CARIDOSA
Rio de água limpa e fresca
Que a todos pode saciar.
E o rio, extenso, caudaloso,
Toda floresta percorre.
A quem irá servir, não escolhe.
Seja homem, seja animal,
Seja um pássaro, seja uma flor,
A todos ele sacia a sede,
Com todo o seu frescor.
E segue sua caminhada
Formando lagos,
Formando lagoas,
Até chegar ao mar
E, ali, seu percurso terminar.
KUKUETU
O mar, a sua imensidão ... com o limiar do horizonte: como se Kukuetu lhe propusesse: venha. Lance-se ao mar. Explore a sua vasta imensidão e aprenda com ele. Rume ao horizonte. Lá, no infinito, chegaremos a Nzambi, nosso criador ...
NZUMBA
Lama. A união entre a força bruta da Terra, e a serenidade da Água. Através dela, passamos a entender que a vida está sempre em mutação, um eterno desafio. Nzumba nos traz a sabedoria anciã de compreender quando devemos ser fortes como a Terra, serenos como as Águas e também persistentes como a Lama. Ela nos ensina que os desafios nunca são grandes demais, e sempre temos tudo o que precisamos para vencê-los: o aprendizado de todos os desafios já vencidos ou mesmo perdidos. A morte, tão temida, nada mais é do que uma transformação: um outro desafio que devemos encará-lo com o conhecimento adquirido ao longo da vida.
LEMBÁ
Por que Angola é cor. E o Branco é a união de todas as cores. E é no nascer do Sol que podemos ver todas as cores da natureza, dos Nkinsis juntos, se unindo para render homenagens ao Deus-Pai, o Senhor de Branco, o Guerreiro de Todas as Armas, o Animal branco que leva a Paz. Lembá. E assim somos chamados, sob a tutela de Lembá, vivermos e propagarmos o exemplo de paz, harmonia, sabedoria e união, e nos tornarmos enfim, Irmãos.
A Natureza
Published:

A Natureza

Este projeto tem por finalidade exemplificar as forças divina que compõem a natureza, e que são cultuadas pelos candomblecistas.

Published:

Creative Fields