Máquina para reciclagem de papel
Projeto de Lucas Otsuka, Mariana Menegon, Rizia Carneiro e Vinícius Ladivez.
Developed by Lucas Otsuka, Mariana Menegon, Rizia Carneiro and Vinícius Ladivez.
Para disciplina de Projeto de Produto do segundo semestre de 2011, buscamos desenvolver um equipamento de pequeno porte para reciclagem de papel. Inicialmente destinado a um público diversificado, como gráficas, artistas, artesãos,
escolas e papelarias, o equipamento se mostrou mais adequado a microempresários que queriam produzir papéis diferenciados, com apelo artístico, para consumo próprio ou para venda, de acordo com pesquisas feitas posteriormente.
A pesquisa foi extensa e incluiu a consulta a especialistas do papel, engenheiros e pessoas do público inicialmente idealizado. Resultou em uma lista de requisitos desejáveis e imprescindíveis que guiou a geração de propostas formais. Durante a fase de projeto também foram feitas entrevistas com engenheiros que ajudaram a resolver a parte técnica do projeto: viabilidade e funcionamento interno do equipamento.
O resultado das pesquisas e das discussões do grupo foi um produto capaz de produzir o correspondente a cinco folhas de papel A4 a partir de seis folhas de mesmo tamanho. O papel reciclado produzido possuiria 297mm em um lado e a segunda dimensão teria medida variável: podendo ser de tamanho A4, A3 ou personalizado.
Fibras e folhas poderiam ser adicionadas como elemento decorativo e de resistência do papel, assim como corantes, para colorir o papel reciclado. Contudo, a principal característica do equipamento é automatizar os processos mais trabalhosos da reciclagem artesanal: a trituração do papel com a água, a transformação da massa de papel em folha e o corte. Apenas a secagem é feita fora da máquina, para evitar gasto exagerado de energia no processo, e em bandeja apropriada, destacável do equipamento.
Esse equipamento é justificável na realidade dos microempresários por trazer maior rapidez e praticidade a um trabalho repetitivo. A máquina apesar de automatizar o processo não limita as possibilidades de cores e texturas para o papel reciclado, deixando isso a cargo do profissional.
Máquina para reciclagem de papel
21
892
4
Published:

Máquina para reciclagem de papel

O produto é capaz de produzir o correspondente a cinco folhas de papel A4 a partir de seis folhas de mesmo tamanho. O papel reciclado produzido p Read More
21
892
4
Published:

Creative Fields