Iana Maia's profile

Unidade Básica de Saúde

Trabalho realizado para disciplina de Projeto 2 do quarto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG.
A diretriz do projeto foi criar alas que permitissem a setorização clara dos espaços físicos. Para isso, foi adotada uma planta cruciforme, em que há divisão dos setores social, administrativo e de consultórios. Aproveitando o declive do terreno, o edifício divide-se em dois níveis, o que traz hierarquização ao espaço social, que foi privilegiado com vistas e com um jardim interno para desconstruir a ideia de unidade de saúde como um local hostil. O jardim faz a transição da espera pra os consultórios, permitindo um contato com a natureza que, naturalmente, traz tranquilidade e qualidade espacial aos usuários - desde pacientes a funcionários.
As esquadrias verticais contrastam com a horizontalidade do edifício e dão ritmo e unidade às fachadas. A fachada principal, Sul, voltada para a rua integra interior com exterior. Um paisagismo foi criado no lote para permitir visuais e criar uma praça externa como gentileza urbana. Os materiais escolhidos dialogam com o entorno, predominantemente residencial. O uso de materiais diferentes assume o edifício como dois volumes interseccionados, o que reforça a intenção da setorização. Os espaços de circulação são amplos e não há corredores longos ou enclausurados para acesso dos consultórios. Foi adotada a tecnologia de parede dupla para melhor conforto térmico e acústico. 
Unidade Básica de Saúde
Published:

Unidade Básica de Saúde

Trabalho realizado para disciplina de Projeto 2 do quarto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG. A diretriz do projeto foi criar al Read More

Published: