Solar Decathlon Europe 2010
No segundo semestre de 2008, seis universidades brasileiras,UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC, Unicamp e USP, formaram o Consórcio BRASIL, com ointuito de participar, em 2010, no evento internacional Solar Decathlon. O SolarDecathlon é umainiciativa do Departamento de Energia dos Estados Unidos que possui comoprincipais objetivos o incentivo a difusão do uso de energia solar emresidências e a divulgação desta alternativa energética para o público emgeral. Cerca de 20 equipes representando diferentes universidades devemprojetar, construir e habitar uma casa que funcione exclusivamente com energiasolar (térmica e fotovoltaica).

A casa, com área máxima de 75m², possibilita que diferentesgrupos de pesquisa possam interagir de forma colaborativa e integrada parabuscar uma eficiência máxima. O impacto do trabalho pode ser muito grande nãoapenas para produção de conhecimento e inovação tecnológica no âmbitoacadêmico, mas na implementação de novas políticas públicas de construçãohabitacional e educação ambiental. O projeto do Consórcio BRASIL recebeu o nomede CASA SOLAR FLEX, e apresenta como principais propostas:

1 . Projetar soluções bioclimáticas com integração dos painéissolares térmicos e fotovoltaicos;
2. Projetar soluções técnicas inovadoras orientadas para odesenvolvimento de sistemas modulares industrializados;
3.Aplicar as soluções técnicas, testar e otimizar o funcionamento do protótipo.

O projeto é uma casa sustentável que provê todo conforto paraseus habitantes. Consideramos que a mudança de hábito dos moradores é tãoimportante quanto o desenvolvimento das mais avançadas tecnologias. Por isso,escolhemos desenvolver uma moradia temporária, voltada para o mercadoturístico. Assim, um número maior de pessoas poderá testar a casa e avaliarpossibilidades de utilização das tecnologias mais inovadoras eeficientes e também a possibilidade de mudar seus próprios hábitos apartir desta experiência. Essas pessoas poderão incorporar em suas própriasresidências algumas destas novas tecnologias.

Equipada com painéis solares, a casa éenergeticamente auto-suficiente. Soluções como captação de água da chuva,espaço para armazenamento de resíduos e fundações superficiais a tornamautônoma e reduzem praticamente a zero seu impacto no meio-ambiente,possibilitando que ela seja instalada nos locais mais remotos, desprovidos deinfra-estrutura.

A Casa Solar Flex foi pensada de modo a se adaptar às diferentescondições climáticas do país e atender às expectativas de espaço de qualquertipo de usuário. A partir de seu módulo inicial de 20m², que abriga todas asinstalações para satisfazer asnecessidades primordiais de seus moradores, pode crescer de acordo com anecessidade de cada caso. A casautiliza apenas a energia do Sol, mas é Flex nosentido de poder se adaptar às diferentes condições climáticas brasileiras.
Casa Solar Flex
Published:

Casa Solar Flex

Projeto da equipe do Consórcio Brasil para a competição Solar Decathlon Europe 2010.

Published:

Creative Fields