TOM_UFPR #1
Revista de Ensaio da UFPR
ISSN: 2448-136X

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa
Co-Orientadora&Curadora: Patricia Salles

Em 2014, membros da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR articulavam entre si a criação de uma revista/periódico de ensaios realizados pela UFPR e comunidade local.
A ideia era uma revista semestral de ensaios com curadorias e uma linguagem visual totalmente diferente por edição.
Depois de algumas reuniões, estabeleceu-se que cada bolsista teria uma função: criar a marca e nome da revista (Mariana Midori), conceito&fotografias (Ana Lino & Midori) e diagramação (Victor Uchoa, nesse caso eu).
---
In 2014, members of UFPR Pro Rectory of Extension&Culture articulate between them a magazine with essay writed by UFPR and community.
The idea was a semestral essay magazine with different curatorial and a unique visual language by edition.
After some meeting was established that each scholarship would have a function: create brand & magazine's name (Mariana Midori), concept&photography (Ana Lino&Midori) and layout (Victor Uchoa, me in this case).





Marca/Brand

TOM. O tom da fala, o tom da música, o tom da cor. Tom.
---
TOM means tone. The tone of speech, the music tone, the colortone. Tom(ne).


Conceito/Concept

O conceito para este volume foi de camadas, sobreposições, ruídos, híbrido, beatnik cortes&recortes.
---
The concept of this edition was: layers, overlays, glitchs, hybrid, beatnik and cuts.
 
 
GRID&Layout
 
Depois de alguns estudos procurando um grid que melhor se adequasse a proposta, eu me baseei no Diagrama de Villard para estabelecer margens e a área da manhca gráfica.
Mas eu notei que seu usasse alguns pontos eu poderia criar novas áreas que me permitiria uma variação e modulação de espaços, permitindo criar colunas de diferentes larguras para os textos e reforçando o conceito de hibridismo.
Depois de alguns estudos procurando um grid que melhor se adequasse a proposta, eu notei que, a partir do Diagrama de Villard, eu poderia criar novas áreas que me permitiria uma variação e modulação de espaços, permitindo criar colunas de diferentes larguras para os textos e reforçando o conceito de hibridismo.
---
After some studies finding the best grid for the concept, I realized that, from Villard Diagram, I could creat new areas that can allow me to modulate spaces, creating columns with different widths.


A Revista/The Magazine
Como política do projeto e da universidade, a revista é distribuída em uma plataforma de livre acesso para toda a comunidade -nesse caso, o issuu.
---
Following the university's guidelines, the magazine is published in a free access platform, in this case, issuu.

Boa leitura!
Enjoy the reading!
 
.