Projeto 7 Lendas Gaúchas
O PROJETO
 
      Resgatar as lendas de um povo é mais do que não deixar que a tradição e a cultura morram. É reviver as marcas de uma identidade.  Durante a Semana Farroupilha de 2014, o Pioneiro buscou cumprir o seu papel social perante o povo gaúcho por meio de um produto para ler, guardar e se emocionar.  De 13 a 20 de setembro, o jornal publicou uma série de sete posters ilustrados com as sete principais lendas do folclore rio-grandense.
 
13/09 – O Negrinho do Pastoreio – por José Clemente Pozenato
15/09 – João – de - barro – por Luiz Carlos de Lucena
16/09 – Sepé Tiaraju – por Pedro Guerra
17/09 – A Boitatá– por Flávio Luis Ferrarini
18/09 –O Quero-quero – por Lauro Teodoro
19/09 – A Salamanca do Jarau – por João Cláudio Arendt
20/09 – A Erva-mate – por Marcos MantovanI
 
      Escritores serranos consagrados, juntamente com jovens apostas da literatura, foram convidados a participar do projeto. Cada escritor ficou responsável por contar uma das lendas e também por adaptá-las para os dias de hoje. Se essa história ocorresse nos tempos atuais, como seria?
 
A PRODUÇÃO
 
      O projeto foi idealizado e produzido por uma equipe enxuta: uma repórter, um ilustrador, um diagramador e um web designer, que iniciaram os trabalhos cerca de dois meses antes da publicação. Para a escolha das lendas e seleção do material bibliográfico, a produção buscou o auxílio do coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Caxias do Sul, João Claudio Arendt, especialista em Regionalidade, e do aluno de mestrado Paulo Bocca Nunes, cuja dissertação é alusiva à formação das lendas do Rio Grande do Sul.
 
     Cada autor recebia, juntamente da indicação da lenda, sugestão de bibliografia para garantir a fidelidade ao folclore gaúcho, que incluíam nomes como Simões Lopes Neto e Barbosa Lessa. A própria escolha dos autores não foi aleatória. Buscou-se reunir um time diversificado de escritores serranos: nomes consagrados, jovens escritores, nomes ligados ao tradicionalismo e ao público infantil.
Ainda na produção, houve um estudo da arte gráfica e a padronagem gráfica das ilustrações, respeitando e enaltecendo a tradição gaúcha. Um infográfico animado de cada lenda era disponibilizado diariamente no site do Pioneiro.
Versão online: 
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/sete-lendas-gauchas.html
Participaram do projeto: Douglas de Menezes, Guilherme Ferrari e Manuela Teixeira 
O projeto foi vencedor do Prêmio Jayme Sirotsky de Jornalismo e Entretenimento 2014 do Grupo RBS  na Categoria Regional RS
Projeto 7 Lendas Gaúchas
10
462
0
Published:

Projeto 7 Lendas Gaúchas

Série de cartazes ilustrados para o Jornal Pioneiro em 2014 que retratam as 7 principais Lendas Gaúchas.
10
462
0
Published:

Tools

Creative Fields