O projeto: consiste em ser um material paradidático para crianças de 10 e 11 anos cursando o Ensino Fundamental II. O material foi elaborado para servir como complemento ao material didático e uma forma de aprendizagem lúdica. Contém um jogo de tabuleiro para até oito crianças, cartas com perguntas sobre o sistema solar e uma revistinha onde as crianças podem aprender todo o conteúdo para responderem as perguntas do jogo.
Os personagens foram desenvolvidos de acordo com as características de cada planeta presente no sistema solar, incorporando-as de forma divertida e lúdica, como por exemplo mercúrio, que usa óculos de sol e band-aids pois fica muito próximo ao sol.
O tabuleiro foi projetado para acomodar até oito jogadores. As crianças devem responder perguntas de níveis fácil, médio e difícil para atravessar as casas e concluir o jogo. Cada planeta possui suas perguntas especiais, que se respondidas corretamente fazem com que o jogador avance um maior número de casas. O jogo também conta com buracos negros e buracos de minhoca, que podem fazer com que a criança volte ou avance no jogo, dependendo de onde eles estão localizados.
Como pode ser visto no vídeo abaixo, o tabuleiro é guardado fechado para caber em sua embalagem compacta, e, ao abrir, a criança pode experimentar os movimentos de rotação e translação que o tabuleiro proporciona.
As cartas do tabuleiro possuem três níveis de dificuldade e contém perguntas variadas sobre o sistema solar que podem ser aprendidas através da revista que acompanha o jogo. Além das perguntas em três níveis, também existem perguntas especiais sobre cada planeta que devem ser respondidas conforme o jogador avança pelo tabuleiro.
A revista serve como material de apoio para que a criança (ou pré-adolescente) possa aprender sobre o sistema solar e, assim, ser capaz de responder as perguntas do jogo. O conteúdo da revista também foi pensado para ser ensinando de forma interativa e lúdica.
ffgalone@gmail.com
Thank you!
Sistema Solar
Published:

Sistema Solar

Na disciplina de Projeto I, tivemos que desenvolver um material paradidático para alunos do Ensino Fundamental II. O resultado foi um jogo de tab Read More

Published: