Ingrid Campos's profile

Texto - Contratação de Jovens Aprendizes

NA CONTRAMÃO DO DESEMPREGO, CRESCE A CONTRATAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES NO BRASIL
 
Segundo o Ministério do Trabalho, o número de jovens inseridos no mercado de trabalho em 2015 será maior que no ano passado
 
Com a atual crise econômica que afeta o Brasil, muitas empresas estão optando por contratar aprendizes para compor a equipe de colaboradores. A inserção desses jovens na corporação é vantajosa, devido ao baixo custo que eles trazem ao contratante, além de ser um funcionário sem experiência, pronto para ser treinado de acordo com a política da empresa que contrata. Em 2014, mais de 400 mil jovens foram inseridos no mercado de trabalho e a expectativa para 2015 é que esse número cresça ainda mais, segundo o Ministério do Trabalho, contrariando o crescimento do desemprego no Brasil que, segundo o IBGE - Índice Brasileiro de Geografia e Estatística, foi de 1,4% nos últimos 12 meses.
 
Atualmente, há ONGs que fazem o intermédio com a empresa contratante, além de os preparar para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes de informática, comunicação verbal e atendimento ao consumidor. Após ser contratado como aprendiz, ele passa a ter grandes chances de ser efetivado devido à capacitação teórica adquirida durante os cursos.
 
No Brasil, há uma lei do ano de 2000 que obriga todas as empresas com sete ou mais colaboradores a ter no seu quadro de funcionários entre 5% a 15% de aprendizes. O Artigo 148 decreta que o empregador deve se comprometer a assegurar ao aprendiz, que deve ser maior de 14 e menor de 24 anos e esteja inscrito em algum programa de aprendizagem profissional, formação profissional técnica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
 
Entre os benefícios da contratação, além do baixo custo, ainda há alguns descontos e incentivos fiscais, tais como o pagamento de apenas 2% de FGTS, dispensa de aviso prévio remunerado, isenção de multa rescisória, dentre outros benefícios. Além disso, a inclusão do jovem aprendiz no mercado de trabalho pode contribuir para a diminuição de problemas sociais.
 
Segundo a diretora executiva do Instituto Ser+, ONG que prepara jovens para o mercado de trabalho, Wandreza Ferreira, “pode-se esperar mais dedicação e esforço do jovem pela vontade de ser efetivado. Com a crise, houve um aumento de procura por aprendizes na ONG e da inscrição deles aqui no instituto. ”
Texto - Contratação de Jovens Aprendizes
Published:

Texto - Contratação de Jovens Aprendizes

Matéria sobre a contratação de jovens aprendizes no Brasil.

Published:

Creative Fields