Rita Ceríaco Pereira's profile

Alardo's water factory | Castelo Novo

Fábrica de água do Alardo em Castelo Novo [reformulação] // Alardo's water factory in Castelo Novo [reformulation] 
 
Serra da Gardunha | maquete // model
Castelo Novo | maquete // model
Castelo Novo situa-se num vale do território da Serra da Gardunha. A vila é caracterizada pelo tipo de edificação que respeita e acompanha a topografia, de dimensões controladas, de materiais próprios da zona, destoa da actual fábrica de água do alardo, com uma escala excessiva e assume-se fortemente na paisagem da vila, com uma materialidade sem relação com a envolvente. 

Face ao evidente problema, é proposto a substituição da Fábrica de Água do Alardo, adaptando-a proporcionalmente à escala da vila e ao necessário para o seu funcionamento, respeitando o lugar, o território e a paisagem. A proposta vincula-se numa relação evidente com a população de Castelo Novo e com a Nascente do Alardo - catalisadora de tal ocupação industrial.
Castelo Novo | ortofotomapa // orthophotomap
acesso de viaturas - actual // Acess to vehicles - actual
acesso pedonal [rota da água] - proposta // pedestrian acess [water route] - 
proposal
acessos propostos: viaturas + pedonal // Proposal acess: vehicles + pedestrian

A rota da água entra em diálogo com o território da serra da gardunha, fortemente marcado por rotas que enriquecem o conhecimento e a beleza desta região. A rota é um percurso dos vários pontos de água - tanques, chafarizes e bicas - que se encontram espalhados pela vila, dando a conhecer estas “micro-arquitecturas da água”, pontuando uma rede que encaminha e introduz a Fábrica do Alardo, num primeiro contacto com o tema da água expondo a Nascente do Alardo hoje em dia encerrada. Um novo tanque, proposto no conjunto da fábrica, remata a Rota da Água e inicia o percurso para a Nascente, passando pela fábrica. As simples actuações do Tanque do Alardo e Nascente do Alardo apoiam-se na formalidade dos pontos de água existentes em Castelo Nnovo com um carácter contemporâneo coerente à Fábrica do Alardo.

A ideia é que o conjunto do Alardo - Rota da Água, Tanque do Alardo, Fábrica do Alardo e Nascente do Alardo - dê um contributo positivo a Castelo Novo, proporcionando ambientes de excelência. Desse modo a proposta redesenha uma zona passagem e estadia ao ar livre com bastante vegetação local, agradável para diversas actividades no exterior em sombra, para visitantes ou para os habitantes

Implantação // site plan
Corte territorial // territorial seccion
Axonometria explodida // axonometric view
 
Apoiada nas propostas da rota da água, do tanque e nascente do Alardo, desenvolve-se a fábrica de água do Alardo que encerra o conjunto articulando-se centralmente e com maior desenvolvimento conceptual. Utilizando as duas origens de captação da água, o furo - a actual, e a nascente - a inicial, o programa evoca esses momentos com novos usos.
 
O edifício cria uma relação própria com a topografia do lugar, caracterizando os seus espaços exteriores e interiores. o volume nasce transversalmente ao terreno impondo-se a quando da aproximação à fábrica, delicadamente encaixado marca de forma integrada e controlada a paisagem de Castelo Novo. Como que um socalco o edifício assemelha-se a um muro que contém o terreno onde se encontra toda a parte fabril parcialmente enterrada, transversalmente a um volume que irrompe do terreno contendo toda a parte que recebe e filtra a passagem para a nascente, assim como toda a parte administrativa e de carácter público. O programa - entrada, admistração e produção - é caracterizado e dividido ao longo das diferentes cotas em que o edifício assenta e se desenvolve, acompanhando a topografia e usufrindo dela sempre que necessário.
 
No interior o espaço de entrada bastante iluminado e aberto funciona como rótula que recebe visitantes e trabalhadores distribuindo para os restantes espaços, evidenciando a perpendicularidade enunciada do exterior. O espaço central de átrio permite um contacto visual com a zona de trabalho da fábrica assim como acesso ao interior da mesma, distribuí ainda para o piso superior que por sua vez conduz directamente à nascente, permitindo um percurso fluido experienciando interiores e exteriores, que acompanha todo o percurso da água, desde a nascente ao final do processo de engarrafamento.
 
O percurso ate à nascente, intuitivo devido à visibilidade desde o pátio, contém apenas um subtil elemento que forma um embasamento à água proveniente da nascente, que serve como espaço de estadia e miradouro a Castelo Novo, sendo simultaneamente o ponto inicial de todo o conjunto fabril do Alardo e o ponto final da rota da água.
 
 
Planta cobertura // covering plan
Planta primeiro piso // 1st floor plan 
Planta piso térreo // ground floor plan
Planta piso inferior // undergroun floor plan
Corte longitudinal // longitudinal seccion 
Corte transversal // transversal seccion
Detalhe construtivo // construtive detail
   Maquete // model
Maquete // model
 
Maquete // model
Maquete // model
Maquete // model
 
Fotomontagem - entrada // potomontage - entrace
Fotomontagem - pátio // photomontage - patio
 
Fotomontagem - antes x depois // photomontage - before x after
Alardo's water factory | Castelo Novo
Published:

Alardo's water factory | Castelo Novo

Universidade de Évora | Projecto Avançado III + IV | 5º ano | 2014 | Serra da Gardunha | Castelo Novo | Reformulação da fábrica de água do Alardo Read More

Published:

Creative Fields