O projeto Volans surgiu do anseio por desenvolver uma proposta diferente, uma vez que não há no mercado variações significativas entre os modelos/opções de criado-mudo com relação a material e o aspecto formal, principalmente. 
 
O processo de desenvolvimento do projeto conceitual teve início na análise de produtos similares e em seguida, utilizou uma ferramenta de apoio ao Design para a criação, o biomimetismo. Segundo Costa e Fernandes (2012)*, a morfologia e as estruturas biológicas, a natureza como um todo é adotada como referência na busca de uma solução criativa para desafios inovadores. Observando as características formais da aranha-pavão, Maratus volans, estabeleceu-se uma correlação entre seu abdômen e suas cores e o criado-mudo convencional, ao mesmo tempo em que definiu-se o emprego de tubo schedule ¾ de alumínio para a base/pernas e poliestireno (PSAI) para o nicho do criado-mudo. 
 
Costa, C. C. and Fernandes, A. A., 2012, “A sustentabilidade como caminho”, Anais IDEMI, Florianópolis, SC.* 
Painel semântico
Sketches
Materialização: comparativo com as dimensões (mm) de uma cama Queen size 
Dimensões gerais:
Altura 665,90 mm
Largura 614,25 mm 
Profundidade 450 mm
 
 
Renders
Detalhe da trava desenvolvida para evitar o movimento do nicho
Simulação virtual e Processo do Modelo em escala reduzida (1:5)
Obrigada!
Volans
Published:

Volans

(PT): Projeto desenvolvido na disciplina de Projeto II sob o tema A EVOLUÇÃO DO ORGÂNICO: ENTRE LCM E SUPERNATURAL", na Universidade Estadual Pau Read More

Published: