• Add to Collection
  • Tools Used
  • About

    About

    Medusa, Euríale e Esteno foram, na mitologia grega, as três irmãs amaldiçoadas por Atenas.
    Published:
Euríale, Esteno e Medusa eram três irmãs muito lindas que viviam felizes e contentes por aí.
Mas aí um dia Posídon resolveu fazer ciúmes em Atena assediando Medusa, que era quase tão linda quanto a própria deusa. Os dois deuses viviam se desentendendo por causa de orgulho ferido e amor mal resolvido.
 
Atena, então, em um acesso de fúria irracional, transformou os belos cachos das três irmãs em serpentes que picavam seus rostos (e em algumas versões, as serpentes saíam de suas axilas também). Então nascem as górgonas da mitologia grega, que transformam em pedra qualquer mortal que ousar olhá-las nos olhos
 
Euríale é a mais velha das três. Ela protegia santuários e oráculos nas montanhas. É conhecida por ser a única das górgona com sentimentos maternos, ela é representada chorando quando a cabeça de medusa é cortada por Perseu
 
O mito das górgonas, acredito, tem sido mal interpretado, pois se coloca a culpa nas mulheres que, na verdade, foram vitmas das intrigas e desavenças entre dois deuses. Elas foram castigadas por serem belas.
        Sua ira, então, é na verdade uma enorme tristeza, fruto de uma injustiça cometida. Depois da maldição, elas se isolam do mundo, ninguem irá mais admirá-las ou olhar para elas; suas vidas se tornam um martírio.