Catálogo BRASIL: LABirintos Compartilhados | 2015
A obra relata e cataloga o trabalho produzido pelo Laboratório Transdisciplinar de Cenografia da Universidade de Brasília para a Mostra dos Estudantes Brasileiros do Desenho da Cena na Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance 2015
Pesquisadores brasileiros da área foram convocados a contemplar suas diferenças como possibilidades de construção de uma unidade nacional, a partir das particularidades regionais. O processo, desde seu início em março de 2014, contou com a participação de 20 núcleos de ensino das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Os projetos foram grafados em forma de cadernos (álbuns cartográficos) nos quais se inseriu o trabalho cenográfico das diferentes escolas, priorizando-se o registro dos processos e percursos das ações criadoras do espaço e design da cena. 
A programação visual de Brasil: Labirintos Compartilhados teve papel fundamental na aproximação, na comunicação e no mapeamento dos núcleos de ensino participantes. Construída por meio de um jogo digital que serviu de base modular para a criação de uma identidade visual coletiva, desenvolveu-se uma unidade nacional a partir da relação de símbolos distintos. Tais símbolos, criados por cada escola participante, a princípio foram utilizados para identificar cada instituição e seus projetos, durante a Mostra Seletiva em fevereiro de 2015, em Brasília-DF. Todavia, na exposição dos projetos em Praga, na República Tcheca, e na construção da referida publicação e demais peças gráficas, os símbolos passaram a fazer parte de um todo e a compor uma grande malha uniforme que preenchia e coloria o espaço expositivo.
Este projeto apresenta o design como uma importante ferramenta de ação política e social, responsável por unir e inter-relacionar a diversidade regional dos núcleos de ensino na busca de uma representação nacional, permitindo que cada parte se reconheça dentro de um processo, sendo peça fundamental de um resultado coletivo e único.
Esta obra foi finalista do 29º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira na categoria Trabalhos Escritos Publicados, em 2015. A partir de então, integra o acervo de obras do MCB. 
Catálogo BRASIL: LABirintos Compartilhados | 2015
16
514
0
Published:
Multiple Owners
Patricia Meschick

Catálogo BRASIL: LABirintos Compartilhados | 2015

A obra relata e cataloga o trabalho produzido pelo LTC para a Mostra dos Estudantes Brasileiros do Desenho da Cena na Quadrienal de Praga 2015.

16
514
0
Published: