Letícia Matei's profile

Artigo Referente a Dor no Peito

Os aliados medicinais para alívio da dor no peito
Quando sentimos uma dor no peito costumamos ficar alarmados. E não é de se estranhar. Muitas vezes, a dor no peito está relacionada a problemas do coração e pode ser indicação de uma disfunção grave. Entretanto, nem toda dor no peito é indício de uma situação emergencial. A maioria das pessoas associa a dor no peito a um ataque cardíaco, porém, ela pode ter causas diversas.
 
Possíveis causas da dor no peito
A dor no peito pode acontecer não só quando se está tendo um infarto. Ela pode ser originada também por tensões ou contrações musculares, refluxo, crises de ansiedade, gastrite, embolia pulmonar ou lesões nas costelas. Já que, muitas vezes, os sintomas da dor no peito variam de acordo com as causas da dor, é interessante que fiquemos cientes de quais são eles. Dessa forma, é possível reconhecer o potencial motivo que esteja causando o desconforto e, assim, tomar a atitude mais adequada à situação.
 
Sintomas da dor no peito
Quando a dor no peito é motivada por algum problema no coração, os sintomas podem ser:
·      Falta de ar;
·      Náusea;
·      Tontura;
·      Sudorese;
·      Sensação de aperto no coração;
·      Dor irradiada para regiões próximas como: braço esquerdo, ombros, pescoço, nuca e costas;
·      Dor periódica de poucos minutos, podendo desaparecer e retornar. Essa dor geralmente varia de intensidade.
 
Quando a dor no peito é motivada por causas diversas, não estando obrigatoriamente relacionada a problemas no coração, os sintomas podem ser:
·      Dificuldade de deglutição (processo de conduzir alimentos da boca ao estômago);
·      Gosto amargo na boca;
·      Sensibilidade na região do peito;
·      Dor forte durante a respiração ou ao tossir;
·      Dor bem localizada, possível de ser especificamente apontada pelo paciente;
·      Dor que torna-se mais intensa quando a região é pressionada;
·      Dor que varia de intensidade conforme o indivíduo muda de posição.
 
É fundamental frisar que o histórico clínico do paciente é absolutamente relevante e deve ser levado em consideração sempre que o incômodo da dor no peito torna-se frequente. Costumeiramente, indivíduos mais velhos, com histórico de obesidade, tabagismo, diabetes e hipertensão são mais propensos a sofrer um infarto. Sendo assim, quanto mais fatores de risco um indivíduo apresentar, maiores são as chances de sua dor no peito estar relacionada à isquemia cardíaca (infarto).
 
Métodos caseiros e ervas medicinais para aliviar a dor no peito
Manjericão – as propriedades naturais do manjericão são reconhecidas como facilitadoras do processo de circulação do sangue, podendo ele ser um bom amenizador das dores no peito. Por ser rico em magnésio, o manjericão relaxa os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue. A vitamina A, também presente no manjericão, impede o acúmulo do colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos.
Administração: mascar folhas de manjericão fresto ou ingerir uma xícara de chá de manjericão durante o período de dor no peito.
 
Amêndoas – também ricas em magnésio, além de ácidos graxos poliinsaturados, esteróis vegetais e fibras, ajudam igualmente na circulação sanguínea e na redução do colesterol total, promovendo a saúde do coração e minimizando quadros de dores no peito.
Administração: ingerir um punhado de amêndoas torradas diariamente ou esfregar suavemente no peito quantidades iguais de óleo de amêndoas e óleo de rosas durante o período de dor no peito.
 
Feno-grego – com propriedades antioxidantes e cardio-protetoras, o feno-grego ajuda a manter a saúde cardiovascular e a prevenir a angina (leia aqui - http://poderdasplantasmedicinais.com.br/angina-de-peito-causas-sintomas-e-tratamento-natural/). É outro elemento da medicina caseira que reduz o colesterol e ajuda no fluxo sanguíneo do coração.
Administração: ingerir diarimente sementes de feno-grego ensopado. Para tanto, mergulhe uma colher de chá de sementes de feno-grego em uma xícara de água durante a noite. Na manhã seguinte, em jejum, coma as sementes encharcadas e beba o líquido do recipiente.
 
Açafrão – possuindo ingrediente ativo de nome curcumina, o açafrão reduz a oxidação do colesterol e a formação de coágulos. A propriedade anti-inflamatória da cúrcuma ajuda a minimizar a dor no peito.
Administração: ingerir um copo de leite fervido com meia colher de chá de açafrão. Se desejar, adicione mel.
 
Ajuda profissional
Reiteramos que a dor no peito nem sempre é sinal de uma doença grave ou um prenúncio de ataque cardíaco. Entretanto, é necessário estar sempre atento(a) a possíveis agravamentos do quadro e, mesmo que a dor seja aliviada com o uso da medicina natural, a busca por um médico especializado em problemas do coração jamais deve ser descartada.
 
Meta description:
A dor no peito nem sempre indica problemas graves do trato cardíaco. Veja suas causas, sintomas e alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar essa dor.
 
 
 
Artigo Referente a Dor no Peito
Published:

Artigo Referente a Dor no Peito

Artigo intitulado "Os aliados medicinais para alívio da dor no peito" redigido para publicação em site de Tratamentos por meio de Ervas Medicinai Read More

Published:

Creative Fields