• Add to Collection
  • Tools Used
  • About

    About

    Trabalho de conclusão de curso, desenvolvido para Deezer Brasil, aplicativo de serviço de streaming de música, por Agência Experimental Next.O pr… Read More
    Trabalho de conclusão de curso, desenvolvido para Deezer Brasil, aplicativo de serviço de streaming de música, por Agência Experimental Next.O projeto levanta informações sobre o Mercado de streaming de música através de pesquisas e análises de dados e sugere ações de comunicação, marketing e promoção para alcançar os objetivos do plano de comunicação. A campanha é nacional e tem como objetivo gerar maior conhecimento da marca e fidelizar clientes. O clima da campanha é moderno, descontraído e alegre. Read Less
    Published:
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
 
 
DUPLA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
GIOVANNI LUIGI NUNES VIANA DE SOUZA
JOÃO PAULO FERREIRA
 
 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PROJETO EXPERIMENTAL
CLIENTE: DEEZER MUSIC
AGÊNCIA: NEXT
 
 
Trabalho de conclusão de curso, desenvolvido para Deezer Brasil, aplicativo de serviço de streaming de música, por Agência Experimental Next.O projeto levanta informações sobre o Mercado de streaming de música através de pesquisas e análises de dados e sugere ações de comunicação, marketing e promoção para alcançar os objetivos do plano de comunicação. A campanha é nacional e tem como objetivo gerar maior conhecimento da marca e fidelizar clientes. O clima da campanha é moderno, descontraído e alegre.
 
IMAGEM DE MERCADO
 
Real:
O Deezer é reconhecido por ser uma start-up jovem e inovadora do mundo fonográfico. Conquistou rapidamente o mercado europeu e está em expansão para outros continentes. A marca é conhecida por ser espirituosa e conectada.
 
Pretendida:
Por possuir grandes concorrentes como a Líder de Mercado Spotify, o Deezer está em busca de um posicionamento ainda mais jovem e estreitar o relacionamento com os atuais/novos usuários em diversas plataformas, apresentando sua marca juntamente com grandes revelações do mundo da música. Existe também uma busca intensiva por associar a plataforma a redes-sociais e transformá-la em um ponto de encontro de amantes da música.
 
 
OBJETIVOS DE CRIAÇÃO E COMUNICAÇÃO
 
Objetivo Primário: Comunicar para o público alvo em potencial dentro do mercado fonográfico brasileiro sobre a existência do serviço de streaming, reforçando a identidade da Deezer em elementos como rapidez, cumplicidade e tecnologia.
 
Objetivo Secundário: Reforçar a imagem do consumidor dos serviços já oferecidos, demonstrando os recursos do aplicativo e iniciando um movimento de socialização entre os usuários.
 
Posicionamento do Produto ou Serviço na Mente do Consumidor
Promessa Básica:
O Deezer é um site e aplicativo de Streaming de Música que disponibiliza um acervo de mais de 30 Milhões de Músicas para serem ouvidas online ou através de seu aplicativo e está em mais de 180 países ao redor do mundo. Para usuários Premium (assinantes) está disponível a opção de sincronizar (fazer download) a música para ser ouvida em momentos que não existe uma conexão de rede (Wi-Fi ou de dados), ou seja, para ser ouvida off-line.
 
Justificativa:
A Deezer tem um plano grátis, com serviços restritos e inclusão de anúncios e um plano mensal pago, com serviço de música ilimitado e sem a presença de anúncios. O consumidor compra porque é barato, sabendo que são mais de 30 milhões de faixas disponíveis para acessar quantas vezes quiser, onde quer que esteja. O serviço de streaming de música da Deezer é de alta qualidade e velocidade, tem sempre novidades e um grande acervo, principalmente de seus artistas favoritos. Outro ponto importante, é ser interligado às principais redes-sociais.
 
Proposição secundária:
A música traz sentimentos positivos, deixa as pessoas felizes e estimula hormônios do humor. Além disso, o consumidor pode optar pelo serviço de acordo com sua empatia com a marca, de acordo com o que a marca representa para ele. A Deezer foi a responsável por difundir o conceito de streaming de música no Brasil.
 
Apelos visuais:
O aplicativo Deezer no celular, é bonito e muito fácil de navegar, tanto para o sistema iOS quanto para o Android. O Deezer apresenta uma plataforma inteligente e com apelo social maior, que se modifica de acordo com os gostos músicas do usuário e as recomendações de seus amigos.
PLANEJAMENTO DE CRIAÇÃO
 
Campanha Explore sua Trilha
A Campanha Explore sua trilha tem como base a busca do ser humano por novas descobertas, sejam elas caminhos, sentimentos, lugares, emoções ou lembranças. Todos esses pontos se interligam a música, pois a música tem o poder de despertar no ser os sentimentos e lembranças mais profundos, a música tem a força para guiar o dia-a-dia, através da música atingimos o estado euforia, de animação e de êxtase, bem como sentimentos opostos de desolação, tristeza ou raiva.
O tema “Explore sua trilha” foi escolhido justamente por a palavra trilha ter duplo significado perante nosso cliente e seu consumidor, ela representa a música que embala nosso cotidiano, bem como o caminho que percorremos durante a vida. Além de ter esses significados, o “Explore” representa aqui mais que a busca pelo novo, ele representa uma das ferramentas mais usadas do nosso cliente o “Flow” que recomenda músicas de acordo com suas playlist e artistas favoritos. 
O posicionamento das peças busca exatamente transmitir isso, demonstrando que a música é a base da construção e desconstrução de algo e que através do Deezer você pode explorar novos mundos e ainda compartilhar tudo isso com seus amigos.
 
Defesa
Sob o estresse do dia-a-dia, as obrigações e as necessidades impostas, as pessoas encontram na música uma distração, um meio de descobrirem algo novo, se motivar a alcançarem seus ideais e até relembrarem de raros momentos de descontração que fujam da rotina. Porém, muitos amantes da música ainda estão reféns da pirataria ou daqueles avisos de cartão de memória cheio, o que limita a playlist prejudica a experiência de cada um com a música. A chegada dos serviços de streaming trouxe novos caminhos e novas possibilidades de descobertas, pois além de serem legais do ponto de vista jurídico, te dá acesso a mais de 30 milhões de títulos em qualquer hora e onde quer que você esteja.
Com acesso ilimitado e com apenas um toque, expanda seu mundo e explore ele o quanto quiser.
            Assim como a teoria do Big Bang (representado pelo efeito glitch), onde há o fim de universo e o início de um novo, o usuário Deezer tem a experiência única de se desligar de tudo o que o cerca e ser transportado a um novo universo, junto aos seus artistas favoritos e prático acesso a todo o acervo musical que está armazenado na internet, ou nas nuvens, sempre acompanhando a evolução da humanidade, que sempre esteve ligada a inovações e também a música, em muitas situações influenciada pela cultura, conflitos e sonhos de um determinado povo em determinado local e período.
Linha Criativa das Peças
Todas as peças seguem um padrão de comunicação moderno, descontraído e abstrato (psicodélico), para enfatizar a originalidade da marca, seus objetivos e o tema da campanha foi utilizado como base a arte Glitch, este tipo de arte tem como base erros, ruídos, explosões e pixelizações de imagens que neste tema busca transmitir a construção ou desconstrução da pessoa através da música, além disso essa arte marca o expectador pois demonstra o sentimento abstrato quando possuímos uma música na cabeça ou estamos ouvindo algo extremamente eletrizante. 
Em todas as peças busca-se inserir elementos e pessoas que transmitissem a utilização do aplicativo Deezer, esses padrões são demonstrados através do fone de ouvido, smartphone na mão e movimentos dos personagens.
No que diz respeito às cores, foram utilizadas em grande parte das peças as cores CMYK presentes no logo do cliente e que demonstram a diversidade da marca.
A tipografia, utilizando pertence à família de fontes Nexa Bold, uma fonte moderna e clara que é utilizada em caixa alta nos títulos pois traz um impacto pela sua extensão e força. As assinaturas das peças seguem o padrão estabelecido pelo cliente priorizando o site do Deezer (deezer.com) ao lado de um QrCode que tem como direcionamento uma página (hotsite) dentro do website da Deezer, além do Logo das principais lojas de aplicativos, que neste caso tem como objetivo atrair mais downloads nas plataformas: Android, IOS e Windows Phone. 
 
Logo da Campanha
O Logo da Campanha segue o padrão de design e cores replicado em todas as peças, nele percebemos o corte do efeito Glitch que traz movimento a peça. No primeiro “O” podemos notar também o botão play que faz alusão a reprodução de música através da ferramenta.
 
Revista
Seguindo o padrão Glitch das demais a 3 peças institucionais para Revista é uma das mídias base da campanha, nela apresentamos a peças e fotografias mais elaboradas da campanha que foram replicadas na mídia digital. Em todas as peças o personagem ou elemento central possui o efeito de Glitch e pulverização em sua cabeça, alguns espaços são complementados com álbuns que regem o ambiente da peça.