O “ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES E COLETIVOS UNIVERSITÁRIOS NEGROS - EECUN” é um encontro autônomo e independente que promove um grande debate de avaliação das politicas públicas direcionadas ao acesso ao ensino superior, é realizado e protagonizado por estudantes alvo dessas ações afirmativas com recorte racial para negros. O evento acontecerá no RJ nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2016 e reunirá universitários negros do país inteiro.
Referencia
Para fazer a ilustração usei como referencia  a obra de Emory Douglas, um cartoonista que atuava como ministro da Cultura do movimento e que publicava o seu trabalho semanalmente no jornal do Partido dos Panteras Negras (Black Panther Party no original). Criou imagens e ícones que representavam a luta da população afro-americana, usava representações de pobres e trabalhadores negros e negras, mantendo a postura combativa e o orgulho da pele escura, que eram valores fundamentais para a formação de identidade dos afro-americanos dos anos 60 e 70.
 
A partir da obra “ALL POWER TO THE PEOPLE” desenvolvi a ilustração usando o rosto de uma estudante negra como referencia em uma representação de gênero neutro, que assim como na obra de Emory Douglas exibe uma postura de combate  diante do racismo.
Aplicações
EECUN
Published:

Owner

EECUN

Trabalho de ilustração para o I Encontro de Estudantes e Coletivos Universitários Negros.

Published: