A tipografia é, na sua essência, um conjunto de símbolos que, através de um código, se associam a sons e significados (fonogramas), que representam algo diferente de si mesmo. Estamos habituados a “ler” palavras escritas, utilizando tipografia ou mesmo caligrafia, pensada e estruturada para uma boa legibilidade.

O próprio desenho tipográfico serve para contextualizar o conceito inerente à palavra. No entanto, encontramos, muitas vezes, no nosso espaço de interação diária, formas e contextos que pela sua construção ou composição nos fazem lembrar formas tipográficas.

De igual forma, é possível, através de qualquer tipo de material (objetos, matéria, etc…) configurar uma construção tipográfica, podendo para isso utilizar desde um simples clip, à um conjunto de copos, ou mesmo um conjunto de carrinhos de supermercado.

Entendemos o desenho do tipo como um sistema organizado, estruturado e, por vezes, modelar de formas que resultam numa composição de símbolos (o alfabeto).

O grupo de trabalho decidiu fazer a instalação com cubos de gelo, tendo o modulo aproximadamente as seguintes dimensões 3,5x4,5cm, e desenhando a palavra “ice” com a tipografia CARRINGTON.
http://instalacao-gelo.tumblr.com/
http://www.flickr.com/photos/74092025@N02/
http://vimeo.com/ivosampaiodesign/instalacao-gelo
http://youtu.be/6z3rQWIOT6o
Trabalho Académico de Grupo, Design Gráfico (Laboral) 1º ano, IPCA - Barcelos.

Ivo Sampaio | Rafael Brandão | Cristóvão Abreu | Juliana Silva
ICE — Instalação Tipográfica
10
306
0
Published:

ICE — Instalação Tipográfica

Instalação Tipográfica - Gelo Na disciplina de Tipografia leccionada pelo docente Cláudio Ferreira, no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e Read More
10
306
0
Published:
Copyright Info

Attribution, No Derivatives

Read More