Sendo que grande maioria dos utilizadores das ciclovias e ecopistas são praticantes de desporto como o ciclismo, existe uma preocupação acrescida em desenvolver um mobiliário urbano que proporcionasse relaxe, descanso e apoio aos ciclistas. É de referir que praticantes de outros desportos como caminhadas e corridas possuem igualmente o mesmo conforto e podem igualmente utilizar o equipamento com o máximo de conforto. A forma do objeto vem em resposta à análise de estudos ergonómicos que ofereçam bem-estar e conforto quando um ciclista ou outro utilizador da ciclovia/ecopista utilize o esquipamento. Este possui duas formas e atos de sentar distintos, embora ambos tentem adaptar-se à anatomia humana. A sua forma responde à intenção de libertar pontos de tensão na zona posterior do joelho, na lombar e na cervical: A zona lombar é reta porque os ciclistas estão demasiado tempo com a coluna curvada, criando dor e desconforto após longa horas de exercício, existindo a necessidade que estas estejam completamente apoiadas para diminuir o desconforto; a zona da parte posterior dos joelhos é curva, ligeiramente elevada e desenhada para apoiar os gémeos, permitindo melhorar a circulação sanguínea sem negligenciar o conforto; por fim, existe um elemento de apoio a cervical, libertando a tensão da mesma. 
Para além de responder a questões ergonómicas, pretendeu-se que o banco fosse friendly, atrativo e que convidasse à sua utilização. A própria forma assemelha-se a uma poltrona de casa. As formas orgânicas usadas tornam o objeto visualmente harmonioso e confortável. Embora o material escolhido não seja o mais aconchegante no que respeita ao toque, visualmente este transmite uma sensação de bem-estar e comodidade. A sua cor forte, ligeiramente bordeux, aplica-se unicamente na zona de sentar, conferindo-lhe importância, distinguindo-a da sua envolvência. Este banco foi desenhado para ser colocado em espaços maioritariamente verdes e naturais e com grande flora, o que significa que perdia carácter caso fosse colorido com cinza ou verde, “perdendo-se” por entre a vegetação.
Um + Um
Published:

Um + Um

Em resposta ao exercício proposto com o tema “Mobiliário urbano: pré-existência e coexistência” na disciplina de Design III, no ano letivo 2014/2 Read More

Published: