Rafael Studart's profileTarugo Design's profile

Tupac

The Tupac Hanger is a contemporary and very simple piece but also extremely versatile and upbeat, that can turn the simple act of hanging a coat into a playful one. Ita has a very urban feel to it, greeting everyone humorously. Tupac came to be as a merge of two current investigations the development of objects that move people, that somehow make us laugh and interect on a emotional level with the things around us and the growing need to better use all that is left or thrown away from the wood working business, to transform scrap into design. As such, the final object is a deconstruction of wood itslef, often regarded as a very stiff and austere material that here is present in a more fluid way, with great movement, that only reaches its full potential once touched by someone.



O Cabideiro Tupac é uma peça de linguagem simples e contemporânea, mas extremamente versátil e descontraído, que torna uma brincadeira até o simples ato de pendurar um casaco. É uma peça de pegada urbana, que recebe com humor o usuário ao final ou ao início de um dia de trabalho. Ajuda a quebrar a austeridade de espaços corporativos e confere um ar jovial a residências. É um produto que se adéqua ao ambiente, mas sempre demanda atenção. O produto que surgiu da fusão de duas preocupações: o desenvolvimento de objetos que emocionem, que nos façam sorrir e a necessidade crescente de aproveitar os restos de material da indústria moveleira, de transformar em design aquilo que se tornaria lixo. Assim, a peça final é uma brincadeira de desconstrução do próprio material, onde a madeira que sempre se apresenta rígida e estática é transformada em um elemento flexível, volátil e de movimento surpreendente, que necessita do toque humano para ser completa, para tornar-se plena.



The body of Tupac is made of 20mm plywood scraps, with precise cuts that garantee both the flexibility and strength of the piece. To reinforce the back and the front, they are covered with a colored laminate. The sides are left untouched, just sanded and lightly varnished, showwing the beautiful layers of the plywood. The whole thing is easily assemble with a couple of screws.



O produto é composto a partir de restos de material da indústria moveleira. O corpo é de compensado 20mm, com cortes feitos de forma a garantir a flexibilidade da peça. Para reforçar a parte traseira e garantir uma maior tensão quando não estiver em uso, foi aplicado um laminado melamínico tipo fórmica. Como acabamento, as laterais foram deixadas sem revestimento além do verniz para mostrar as camadas do compensado e a frente da peça pode receber tanto laminados melamínicos como lâminas naturais envernizadas. A peça é facilmente fixada na uma parede através de dois parafusos com bucha 6.



The creation of Tupac is driven by the fact that we need to produce greener products, both in production and use but, more importantly, that we need to relate to objects on a deeper level to make them last longer, to not feel they are disposable. 



O Tupac é uma peça extremamente consciente da necessidade de uma produção mais verde, ecologicamente correta, além de ser muito simples de executar e usar. No entanto, o mais importante é encontrar uma nova forma de se relacionar com os objetos que nos cercam, criando vinculos que prolongam a vida útil dos mesmos.



Reccently, Tupac was a finalist in the Salão Design Competiition, and winner if the Objeto Brasil Competition, earning a Gold Medal. 



Recentemente, O tupac foi finalista no Salão Design, e vencedor do concurso Objeto Brasil, conseguindo o selo Ouro de excelência.


Produced by Tarugo Design

Produção: Tarugo Design
Tupac
Published: