Luis Felipe Maia's profile

Edifício de uso misto - Ateliê de Projeto III

Memorial Descritivo
 
Aqui apresento a minha solução para o desafio de projetar um Edifício Multifamiliar e de uso misto para o terreno sito à Rua do Catete, 197.  O Residencial Passeio do Catete é fruto dos conceitos da circulação, bem como de cheios e vazios. Para atender ao primeiro pensei em agregar parte do térreo ao ambiente da rua, de forma que parte dele fosse um local de passeio de para os pedestres. Sendo assim criei uma galeria que liga a Rua do Catete a Rua Correa Dutra, desta forma os transeuntes podem ir e vir abrigados das intempéries, sendo um local de abrigo, de descanso, lazer e principalmente comercial. Aos que caminham pelo exterior, na calçada, ainda podem contar com o sombreamento gerado pelo avanço das varandas dos restaurantes situados na sobreloja, além de terem o seu caminho encurtado caso virem a direita na Correa Dutra ou a direita no sentido contrário devido ao a fachada recortada em ângulo. Na área privativa, de uso exclusivo dos moradores, o PUC do térreo é amplo, como poucas paredes e portas delimitando a circulação. Além disso, a área de lazer conta com uma pista de caminhada de 100m de comprimento.
Já o conceito de cheios e vazios foi formalizado através das varandas com nichos desencontrados criando uma sensação de movimento. Tal partido formal também é observado no grande vazio que abraça a Mangueira na fachada principal, acentuando ainda mais a sensação de diferentes níveis de profundidade tornado assim a fachada única em todos os momentos, já que nas diferentes posições que o observador se encontrar, avistará novas partes enquanto outras vão se escondendo. As fachadas internas ao terreno também seguem o mesmo partido, com amplas varandas criando diferentes aberturas e fechamentos, sempre pensando no conforto térmico e na privacidade dos moradores. É também para atender essas questões de conforto e privacidade que os prismas gerados para ventilação e iluminação são generosos.
É na cobertura do edifício que se encontra a piscina de uso comum aos moradores, inclusive com acesso por rampa ao deck, permitindo assim acessibilidade a todos desta fonte de lazer e saúde. Esse local foi estrategicamente escolhido, por se situar na extremidade nordeste do edifício e a quase 30m de altura, o Sol incide sobre essa área durante todo o ano e o dia inteiro. E mais uma vez a privacidade dos usuários foi pensada nesta solução, já que pela altitude que fica são menores as possibilidades de serem observados de acordo com o skyline da região. Outro ponto é que lá só vai que de fato vai usá-la, não sendo local de circulação de moradores ou visitantes.
Por fim, assim como todas as áreas do edifício foram pensadas com cuidado, passando da horta, pelo parcão (parque para cachorro) até o jardim para os funcionários das lojas, o espaço destinado ao condensador dos aparelhos de ar-condicionado do tipo Split ficam abrigados nos prismas de ventilação internos, não sendo assim possível vê-los no envelope externo da edificação. Inclusive, nenhuma dependência fica perto do limite de 30m de distância da unidade externa.
 
 
 
Edifício de uso misto - Ateliê de Projeto III
Published:

Edifício de uso misto - Ateliê de Projeto III

Edifício de uso misto - Ateliê de Projeto III

Published: