Spotify | Heróis da Música

A música sempre esteve presente na cultura do brasileiro, e, hoje, vivenciamos novas formas de consumo, aliadas ao desenvolvimento das tecnologias de mobilidade, como smartphones e tablets.
O público que consome áudio digital cresce rapidamente. Com isso, vimos a oportunidade de abordar neste projeto o streaming de música, o meio de transporte em tempo real de música ao vivo ou armazenada.
 
Utilizaremos o design aliado à transmídia storytelling para criação de uma campanha com o foco de gerar interesse para uma plataforma de streaming de música.
 
O serviço Spotify foi escolhido para este projeto. Presente em 58 países, a plataforma foi lançada oficialmente no Brasil em maio de 2014. O Spotify foi escolhido pois além de recém-chegado no país, dispõe de variedade de funções e modelos estratégicos que são benéficos a todas as partes envolvidas, desde a própria empresa, aos consumidores, aos artistas, aos anunciantes e até às gravadoras se comparado com seus concorrentes, como analisados neste estudo.
 
A campanha “Heróis da Música” é uma forma de mostrar ao público como a música tem o poder de transformar completamente um momento, e como ouvir músicas através do Spotify é muito simples. 
 
 
 
 
O logo transmite o conceito da música como um poder, colocando-a em destaque. A cor verde foi escolhida como principal por representar a característica cromática da marca Spotify, facilitando assim a associação. A fonte Againts, escolhida para a palavra 'música', representa a liberdade e transformação que a música proporciona.

Foram acrescentados outros ruídos para a tipografia, criando o apelo mais orgânico para o logo. Para o termo 'Heróis da', a fonte Artbrush foi selecionada por possuir características de pinceladas como a fonte principal, porém de forma mais sutil, gerando equilíbrio com a palavra 'música'. O logo do Spotify foi acrescentado por se tratar de uma campanha produzida pela marca, e a premissa é que ela seja reconhecida como idealizadora desse movimento. 

Como um dos principais ativos da campanha Heróis da Música, foram criados oito personagens representando diferentes estilos musicais. 
Cada personagem possui características e um estereótipo exagerado proposital das pessoas que geralmente gostam do estilo. A ideia é transformar os personagens em algo icônico e que chame a atenção das pessoas. 
Os Heróis da Música estarão presentes em toda a comunicação e terão papel fundamental no aspecto visual da campanha. O vilão da campanha é representado pelo Império do Tédio.
Herói do Rock
Heroína da Música Eletrônica
Heroína do MPB
Heroína do Reggae
Herói do Sertanejo
Heroína do POP
Herói do RAP
Herói do Samba
Vilão - Imperador do Tédio
 
 
As peças da campanha foram pensadas tendo como base o objetivo principal de gerar interesse no Spotify e engajar as pessoas quanto a sua utilização. O design e a transmídia foram considerados para definir as mídias, o papel de cada uma e como o design poderia potencializá-las. 

FASE 1: RECRUTAMENTO (PRECISAMOS DE VOCÊ!)
Esta fase é a apresentação da campanha, do vilão e dos personagens, instigando o desejo nas pessoas e convidando-as para juntar-se aos Heróis da Música e enfrentar o vilão. 
 
 
 
Os vídeos têm por objetivo apresentar a campanha e iniciar a história. Eles irão mostrar o mal que está assolando a Terra e impedindo as pessoas de ouvirem música e terem uma experiência incrível. Também irá mostrar que os Heróis da Música chegaram e que eles precisam das pessoas para ajudá-los. 
Vídeo de apresentação do conceito da campanha
 
 
Vídeo principal de apresentação da campanha
 
 
Vídeo com a aplicação dos pôsteres
Vídeo com aplicação dos Lambe-lambes
 
 
FASE 2: PREPARAÇÃO (SAIBA COMO VENCER O MAL)
A função desta fase é mostrar como o Spotify pode ajudar as pessoas a vencerem o vilão da música. Apresentar os superpoderes, explicar a ferramenta e ajudar as pessoas a experimentarem. 
 
O conteúdo de todos os materiais de suporte da campanha estarão no site responsivo.
Os totens terão a temática da campanha e estarão localizados em lojas de entretenimento, como Livraria Cultura, Saraiva e Fnac. Eles terão um iPad acoplado onde as pessoas poderão aprender sobre os superpoderes da ferramenta e utilizá-la. 
Exemplo de aplicação de um totem interativo em uma livraria
 
 
FASE 3: BATALHA FINAL (CHEGOU A HORA DE VENCER!)
Agora que o consumidor já é um Herói da Música e tem conhecimento dos superpoderes, está na hora de enfrentar o vilão, através de um jogo interativo. 
 
É um jogo divertido e dinâmico que interage seus participantes com os mais variados estilos musicais, funcionalidades do aplicativo Spotify, perguntas e desafios. O jogo é composto por 42 cartas e pode ser jogado de 2 a 8 jogadores. 
 
 
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, como exigência parcial para obtenção do título de bacharel em Design Gráfico sob a orientação dos professores
Luis Porto, Maria Luiza Vallim, Wagner Ortega e sob a coorientação do professor Sidney Mendes. 

Campanha Heróis da Música
André Blasques. Beatriz Balsalobre. Bruna Alberice. Bruno Delfino. Lucas Lessa
São Paulo. 2015.

Orientadores: Luis Porto, Maria Luiza Vallim, Wagner Ortega.
Coorientador: Sidney Mendes.

Integrantes:
André Blasques
Beatriz Balsalobre
Bruna Alberice
Bruno Delfino
Lucas Lessa

Agradecimentos:
Carolina Baracat e toda a equipe do Spotify Brasil.
Maestro Billy.
Morian Bueno
Profª Virginia P. Bertomeu.
Todos os professores, amigos e colegas que nos apoiaram durante esta trajetória.

Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado) Faculdades Metropolitanas Unidas, Bacharelado em Design Gráfico, 2015.
Spotify | Heróis da Música
Published: