ana no random's profile

Ouvir, Escrever, Vestir e Fazer

A tarefa de director de arte é algo que cada um de nós exerceu sobre si mesmo no decorrer dos primeiros anos deste curso de Design de Comunicação. Eventualmente, exercemo-la em alguns trabalhos de grupo, mas nunca num projeto editorial com cinco membros, no qual é suposto todos assumirem essa função. Assim, o primeiro passo para responder a este desafio foi compilar online (turres.tumblr.com) todas as influências que cada um queria absorver. Depois de analisadas em conjunto, essas influências foram contrapostas com exemplos físicos: as revistas Elephant nº8, Sova nº5 e Gentlewoman, nº8. 
A regra de ouro de Jan Tshichold: 5-8-3-8 também foi tida em conta no desenvolvimento da grelha que permitiria diversos formatos de fotografia e combinações de corpos e pesos de tipo de letra.
O resultado é uma publicação de carácter altamente visual que ganha proeminência com as brincadeiras estabelecidas entre texto e imagem. Nos spreads, a informação é distribuída de diferentes formas que permitem múltiplos métodos de leitura. Há um sarcasmo proeminente nessa relação informação textual/informação visual, sendo que, sustentados pela natureza das imagens — de estúdio, analógicas, capturas de ecrã e fotografias de telemóvel com pouca definição — é possível reconhecer quatro momentos distintos na publicação. A ligação entre partes é feita pela harmonia cromática e pelas duas únicas fontes utilizadas.
 
Este exemplar único foi impresso a laser na Invulgar — Artes Gráficas Lda., em cinco papéis distintos.
 
Desenvolvido no âmbito da disciplina Estudos de Design por Ana Fernandes, Ana Martins, Clara Silva, Luísa Matos e Nuno Maio
Ouvir, Escrever, Vestir e Fazer
Published:

Ouvir, Escrever, Vestir e Fazer

A tarefa de director de arte é algo que cada um de nós exerceu sobre si mesmo no decorrer dos primeiros anos deste curso de Design de Comunicação Read More

Published: