• Add to Collection
  • About

    About

    Câmara Municipal de Porto Alegre
    Published:
Projeto: Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre - RS
Programa: Institucional
Área: 20.000 m²
Local: Porto Alegre - RS
Status:Concurso
Ano: 2014
Equipe: Diego Viana Gomes, Saul Kaminsky,  Adalberto Vilela, Carlos Peres,  Orlando Barros, Stefano Pisanu, Michael Thoroe, Laura Kiss.
Da escolha
A opção pela separação em blocos é parte fundamental do conceito arquitetônico, hierarquizando os usos e permitindo sua ocupação independente. Todos os blocos são essencialmente iguais, ainda que com diferentes dimensões e geometrias. 
 
Cada um deles possui um bloco de circulação vertical (três no caso do Bloco 1 devido às dimensões do mesmo) que concentra todos os serviços e instalações necessárias para o bom funcionamento do mesmo, de forma ordenada e optimizando a manutenção predial através de shafts. 

Dessa forma liberamos a área restante de cada um dos blocos para os ambientes flexíveis de trabalho, áreas diáfanas com ampla iluminação/ventilação naturais em no mínimo três de suas faces, o que permite um conforto ambiental óptimo no interior dos mesmos. Ainda assim, todas as coberturas (com exceção do Bloco 2 aonde se encontra o heliponto) estão revestidas de argila expandida, ajudando no controle térmico e permitindo a captação das águas pluviais para sua posterior reutilização. 

As circulações verticais e outras áreas fechadas da edificação recebem muros vegetais em seu exterior, ajudando ainda mais na criação de um ambiente laboral agradável e reduzindo a necessidade da utilização de máquinas para isso. 
 
Exteriormente os três blocos estão envelopados por uma pele que lhes confere unidade, harmonia com o edifício existente e controle da insolação através de brises móveis de chapas microperfuradas verticais, acoplada à estrutura de forma simples e de fácil execução, aumentando a velocidade da construção e diminuindo erros ou gastos energéticos desnecessários. 

Enfim, um projeto pensado para representar os valores de um órgão público, democrático e participativo como é a Câmara Municipal de Porto Alegre, integrado ao seu entorno e criando um conjunto arquitetônico harmónico e uma referência para a cidade.