Fernanda Wojcik's profile

Redesign de Interação CyberFISK

O uso de materiais digitais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) em sala de aula vem auxiliando alunos e professores a explorar o que o computador e os dispositivos móveis podem oferecer de melhor, a fim de aprimorar o aprendizado e deixar o dia-a-dia das aulas mais interessante e estimulante. No ensino de línguas, esse materiais ajudam no desenvolvimento das quatro habilidades necessárias para fluencia – fala, escrita, audição e leitura – e proporcionam ao aluno a oportunidade de estudar fora da sala de aula, onde e como quiser.
 
Nesse contexto, objetivo deste trabalho é desenvolver o redesign do projeto de interação – focado na experiência do usuário – para o ambiente virtual de aprendizagem CyberFisk, para utilização em tablets. O desenvolvimento desse estudo é embasado na literatura sobre design de interação e algumas de suas disciplinas (usabilidade, ergonomia e experiência do usuário) e tecnologia e educação (ambientes virtuais de aprendizagem e computer assisted language learning).
 
O processo projetual envolveu as fases exploratória (conhecer o contexto onde o material está inserido com a análise de AVAs similares e pesquisa com usuários), de desenvolvimento, com a geração de alternativas que atendessem aos requisitos propostos na fase anterior e por fim a fase de validação com os usuários, para assegurar que o projeto atende às necessidades dos mesmos. O objeto final são as telas do website para tablet, a nível de esqueleto de projeto.
 
O documento completo pode ser conferido no link abaixo:
O projeto não envolve questões de design visual de interfaces, pois a identidade visual criada para a escola Fisk já está enraizada em todos seus materiais, — desde impressos a digitais — e este trabalho não tem intenções de questionar ou modificar aspectos nesta área, mas sim, desenvolver um projeto que seja passível de implementação e personalização para atender às características dessa identidade. A principal carência do sistema, notada pela autora deste projeto como docente na instituição de ensino Fisk, está no design de interação do ambiente CyberFisk e em como os alunos se relacionam e interagem com ele.
vídeo demosntrativo
Redesign de Interação CyberFISK
Published:

Redesign de Interação CyberFISK

Objetivo deste trabalho é desenvolver o redesign do projeto de interação – focado na experiência do usuário – para o ambiente virtual de aprendiz Read More

Published: